Por: Willian Schutz*
A organização não-governamental (ONG) Eco Local Brasil, que há mais de 18 anos promove ações com foco na sustentabilidade, promoveu, no dia 3 de fevereiro, uma limpeza na Guarda do Embaú.
Para isso, foi montada uma força-tarefa, que fez o trajeto nos entornos do Rio da Madre, realizando trabalho de higienização pelas águas e arredores. A ação se estendeu para diversos pontos da localidade: trilhas, costão e orla da praia, passando por locais de difícil acesso.
Isso tudo com o devido suporte dos órgãos: Marinha, Polícia Ambiental, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Palhoça. Este último recebeu um banco durante a ação, que será utilizado no posto de salva-vidas local.
Além disso, outras entidades parceiras contribuíram com a mobilização: Eco Garopaba, Ebam SC, Conseg do Entorno Costeiro e Instituto Ambientalista Palhoça Menos Lixo. “Esta foi a terceira ação ambiental na região, com o diferencial de que 100% dos resíduos coletados nessas ações se transformaram em produtos novos e retornaram para a comunidade local. Ou seja, zero resíduo foi para o aterro sanitário! Essa ação visa trazer à tona o despertar de toda a sociedade para o quanto ganhamos e o quanto perdemos por não dar a correta destinação aos resíduos sólidos”, conta o coordenador do Instituto Ambientalista Palhoça Menos Lixo, Leonardo Quint, ressaltando a preocupação com a sustentabilidade aderida na ação.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim