O mês de setembro marca o início da primavera, e para dar as boas-vindas para a estação das flores, o ViaCatarina promove, de sexta (20) até domingo (22), o 1º Festival da Primavera e a 27ª Exposição e Feira de Orquídeas, que terá participantes de sete cidades catarinenses, com perspectiva de uma mostra de mais de 400 plantas. As atividades do festival têm livre acesso por parte do público, das 10h às 22h - no domingo, das 11h às 20h.
Com organização da Associação dos Orquidófilos da Baixada do Maciambu (Assoma), o festival acontece simultaneamente nas áreas de eventos dos pisos L1 e L2 do shopping, trazendo as cores e aromas da estação.
A exposição terá participantes de Rio do Sul, Ilhota, Paulo Lopes, Florianópolis, Santo Amaro, Balneário Camboriú e Palhoça, a cidade-sede, representada pela Assoma.
No piso L1, estarão em exposição as orquídeas premiadas da Assoma, e no piso L2, a feira com a venda de mudas e outras plantas ornamentais.
Para a criançada, haverá um espaço de pinturinha facial e a personagem Branca de Neve vai circular pelo shopping, interagindo com as crianças e distribuindo balinhas.
Símbolo
A orquídea tipo Laelia purpurata é a flor que simboliza a natureza de Santa Catarina. A Laelia foi bastante exportada entre as décadas de 1920 e 1940, o que rendeu a Santa Catarina o título de maior exportadora de orquídeas do país, segundo informações do governo do estado. O decreto que identifica a flor como representante do estado é de 1983.
Como a época atual não é da Laelia purpurata, essa planta não estará nesta exposição em grande número, mas sempre tem pessoas que trazem essa espécie, avisa o presidente da Assoma, Almir Bruch, o Miro.