Por: Willian Schutz*
Neste domingo (1), tatames serão montados no espaço localizado sob a escada rolante que dá acesso ao cinema do Shopping ViaCatarina para a realização do 2º Karatê no Shopping, evento que tem o intuito de divulgar o trabalho da Associação Palhoça de Karatê, bem como a prática da antiga arte marcial japonesa.
O evento é uma forma de gerar mais visibilidade e buscar arrecadação de fundos para o projeto Adote um Karateca, que vem promovendo aulas gratuitas de caratê shotokan, todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 20h, no Ginásio Nazareno Cândido, na Ponte do Imaruim.
As atividades do 2º Karatê no Shopping iniciam às 14h e seguem até o fechamento do shopping, às 20h, com a execução de aulas e apresentações. Além disso, os professores e alunos estarão dispostos a orientar o público que tiver dúvidas sobre o esporte, que passou a integrar o programa olímpico neste ano, nos Jogos de Tóquio – as competições de caratê na Olimpíada acontecem entre os dias 5 e 7 de agosto.
Já das 16h às 17h, o espaço estará aberto às pessoas que quiserem fazer uma aula experimental de 30 minutos.
Segundo o sensei Heverton Alessandro, professor de artes marciais do projeto, a ação no Shopping ViaCatarina será importante para a arrecadação de recursos para a continuidade do Adote um Karateca. “Muitos alunos acabam desistindo porque não têm uniforme. Eu não tenho como comprar uniforme para todos os alunos e quero evitar essa evasão, com a arrecadação de fundos, e também divulgar o trabalho junto à sociedade”, destaca o sensei Heverton.
O projeto Adote um Karateca realiza atividades gratuitas desde 2019, e atualmente atende mais de 100 crianças. A iniciativa ocorre em parceria com a Associação Esportiva e Recreativa Ponte do Imaruim (Aerpi) e com a Prefeitura de Palhoça, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC). Além disso, é autorizada e auditada pela Federação Catarinense de Karatê (FCK).
Segundo a coordenação, a iniciativa gratuita “também visa resgatar a atividade do caratê em Palhoça, por tantos anos esquecida e sem presença no cenário da modalidade, com o objetivo principal de oportunizar a crianças, jovens e adultos a conquista de um espaço na sociedade por meio do esporte”. “Todos os nossos alunos beneficiados pela iniciativa tornam-se aptos a representar o município de Palhoça em todas as competições oficiais da Fesporte e da FCK no estado; nacionalmente, através da Confederação Brasileira de Karate (CBK); e até em disputas mundiais, pela World Karate Federation.
Vale ressaltar, também, que o projeto Adote um Karateca é totalmente gratuito e recebe alunos a partir de quatro anos de idade, tanto meninas quanto meninos, e atualmente também há núcleos de alunos com idade superior a 50 anos.
Mais informações sobre o projeto Adote um Karateca e sobre o 2º Karatê no Shopping podem ser consultadas por telefone. Basta entrar em contato com o sensei Heverton, pelo número (48) 99927-2455. O mesmo contato pode ser utilizado por quem deseja ser padrinho ou madrinha do projeto.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?