4467ba54c9f1a0ce6051c4ea78ed8bb7.jpeg Vazamentos internos: é possível evitar o desperdício de água e aumento no consumo em Palhoça

29430aaf2ec804cf3a5a947641ecabdf.jpeg Santa Catarina registra passagem de frente fria e primeiro declínio de temperatura do outono

a277b51cad476b9b4cbf37bbc44db04a.png Dia Mundial da Criatividade: setor empresarial realiza evento com atividades multidisciplinares

73eb1c887c11250faf8986866f322f6f.jpg CDL realiza encontro com órgãos de segurança pública atuantes em Palhoça

d729ce2c0e85697cca62d5981783f258.jpeg Polícia Civil deflagra 3ª fase da operação relacionada a homicídio em Palhoça

998183cb4167579646add52a8f637df5.jpeg Livro sobre cultura, história e geografia catarinense é lançado nesta quinta-feira (3)

7712af7b3b1249f705b3f12f02ad1f3f.jpg Freguesia da Enseada de Brito é tombada como patrimônio histórico nacional

665ecf32d2b21ec7f152a5aae151c271.JPEG Safari Beach Jurerê prepara três festas imperdíveis durante o feriado de Páscoa

dd1cb9681ca5fa0d0d6e78552063c88b.jpeg Reportagem resgata capas icônicas e história da identidade visual do jornal

5bc0563a65cf3a0e44b6db888bf7a7a8.jpeg Equipe de Palhoça participa do Catarinense de Automobilismo neste fim de semana

c99e04c6c003ef841c89a60fad793a08.jpg Deputado Camilo Martins recebe campeã de muay thai que representará Santa Catarina na Tailândia

fe53249c1e5c8eda6f4e9a9644343a8a.jpeg “Tainá” foi dirigido por Renata Massetti e tem a atleta da Guarda do Embaú como protagonista

2b2108ddd734a84ab88bc1860b06c321.jpg Equipe da Associação Laura dos Santos é destaque em competição nacional de jiu-jitsu

8c3d42b7a9ca943e04b20f66e1b9ec36.jpeg Judô: equipe de Palhoça conquista vagas em Campeonato Brasileiro Regional V

Vestibular de Medicina da UniSul: professor dá dicas de como se preparar para a prova

Marcelo Miranda, diretor pedagógico e professor do Fleming nas escolas de SC, destaca conteúdos estratégicos por disciplina para a prova, dia 13, em Palhoça e Tubarão

0ef095e9f6d0ba57e48895847cfb8b22.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

 

Falta pouco para o vestibular de Medicina da UniSul, cujo curso é integrante da Inspirali, melhor ecossistema nacional de educação médica. A prova será no dia 13 de outubro. Segundo o professor Marcelo Miranda, diretor pedagógico e professor do pré-vestibular Fleming Medicina em Santa Catarina, ainda há tempo para revisar conteúdos estratégicos nessa reta final.

Segundo o professor, a prova da UniSul é organizada pela Vunesp e dispõe de 40 questões objetivas, 8 questões discursivas de Biologia e Química, além de uma redação. Para ajudar os candidatos, o professor preparou as principais dicas para cada disciplina. Confira:

Matemática

A prova de Matemática é conhecida por sua dificuldade. De acordo com o professor Marcelo, “é normal que o nível de exigência surpreenda, mas o importante é manter a calma”. Ele explica que, caso o candidato encontre problemas nessa área, pode compensar nas outras disciplinas. Entre os temas mais frequentes estão Funções, Geometria, Sequências Numéricas, Análise Combinatória e Probabilidade, Conjuntos, Polinômios e Trigonometria. “Dedique-se bastante a esses tópicos, pois são recorrentes nas provas da Vunesp”, aconselha o professor.

História

Na prova de História, os temas clássicos dominam. “A Vunesp tende a cobrar bastante Grécia, Roma, Idade Média, Grandes Navegações e as Guerras Mundiais”, destaca o professor Marcelo. Além disso, o Brasil Império, com foco no Primeiro e Segundo Reinado, período Regencial, e na República Velha, também é uma constante. “O candidato deve estar atento às questões que pedem uma análise contextual, pois essas requerem mais do que apenas memorização de fatos”, reforça.

Geografia

Para Geografia, a prova costuma misturar temas locais com aspectos geopolíticos globais. Segundo o professor Marcelo, “é essencial que o candidato conheça bem a geografia de Santa Catarina, pois a Vunesp faz relações com temáticas atuais, principalmente abordagens geopolíticas”. Além disso, ele sugere atenção especial às questões interpretativas: “Elas exigem uma análise cuidadosa das relações espaciais e das temáticas atuais”.

Física

A prova de Física tem um foco claro em Mecânica e Eletricidade. “As Leis de Newton, energia mecânica e movimentos são praticamente garantidos na prova”, comenta o professor Marcelo. Ele também ressalta que o estudo de circuitos elétricos e pressão no campo da hidrostática são temas recorrentes. “Na área de Eletromagnetismo, questões sobre fluxo magnético costumam aparecer, então vale a pena se dedicar a esse assunto”.

Língua Portuguesa e Literatura

Para Língua Portuguesa, a banca costuma focar tanto em gramática quanto em interpretação de texto. “O candidato deve estar preparado para três ou quatro questões de adequação à norma culta, principalmente verbos, pontuação, regência, concordância, pronomes pessoais e relativos, uniformidade de tratamento, uso adequado do acento indicador de crase”, explica o professor Marcelo. Ele também sugere que o estudante pratique bastante a interpretação textual, pois é uma parte significativa da prova. Em Literatura, ressalta a importância das escolas literárias e da literatura africana e indígena. “Esses temas têm ganhado destaque nos últimos anos e podem ser uma surpresa para quem não se preparar adequadamente”, afirma.

Biologia

Biologia é uma das disciplinas mais exigentes, com questões discursivas e peso 4 na nota final. O professor Marcelo recomenda estar atualizado sobre as últimas descobertas e avanços científicos na área, principalmente nas áreas de biologia celular, genética e biotecnologia. “Além disso, as doenças infecciosas, principalmente as viroses e protozooses, são sempre frequentes”, comenta. Ele também recomenda que os candidatos pratiquem bastante a interpretação de gráficos, tabelas e figuras. “Essas habilidades são fundamentais para ter um bom desempenho na prova discursiva”, completa.

Química

A prova de Química, assim como Biologia, tem questões discursivas com peso 4. Marcelo destaca que o foco está em conteúdos que envolvem cálculos matemáticos, como, por exemplo, nos conteúdos de cálculos estequiométricos, pH e eletroquímica. “Além disso, temas relacionados ao meio ambiente, como química ambiental e compostos orgânicos e inorgânicos, principalmente suas ações no corpo humano, são bem recorrentes”, explica. O professor aconselha que os candidatos pratiquem bastante esses tópicos para garantir um bom resultado. “Se prepare para fazer cálculos e entender como a química se relaciona com o dia a dia, isso pode ser um diferencial na prova”, conclui.

Com essas dicas e tentando manter a tranquilidade, os candidatos ao vestibular de Medicina da UniSul podem direcionar seus estudos e garantir um melhor desempenho. Lembres-se: a prova acontece no dia 13 de outubro, das 13h às 18h, nos campi Pedra Branca, em Palhoça, e Tubarão. A partir de 4 de outubro, é possível confirmar o local na área do candidato no site www.vunesp.com.br. 

No dia prova, não se esqueça de levar documento oficial original e com foto atualizada, lápis preto, borracha e caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta.

Sobre a UniSul


A UniSul, que faz parte do Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, está completando 60 anos de história em 2024. Localizada em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Itajaí. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil com conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e nota 4 no Índice Geral de Cursos, índice que indica excelência no ensino. Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação, 90 especializações. Também conta com cinco cursos de mestrado e quatro de doutorado, todos com conceitos 4 ou 5 na CAPES. Além, de diversos cursos livres via plataforma OneLearning. A UniSul contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A universidade é bastante atuante nas comunidades em que está inserida por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social, contabilizou mais de 270 mil atendimentos à população através dos 114 projetos gratuitos realizados por professores e estudantes.  

 

Sobre a Inspirali

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 15 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA), Brumado (BA) e Tucuruí (PA).

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg