As vendas do setor automotivo aumentaram em 12,06% em setembro, na Grande Florianópolis. Os dados são da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave/SC), entidade que representa 547 concessionárias de todo o estado, e foram obtidos a partir da comparação com os números de agosto.
Ao todo, foram 2.917 vendas em setembro contra 2.603 do mês anterior. Embora o aumento seja expressivo, a Grande Florianópolis ficou à frente apenas da região Sul, que registrou um acréscimo de 11,53%. O Planalto Serrano lidera a lista estadual, com crescimento de 25,56% nas vendas.
O acumulado do ano, no entanto, foi de baixa na Grande Florianópolis. Segundo os dados levantados pela Fenabrave/SC, houve diminuição de 23,18%.
Dados em SC
Em contexto estadual, o aumento de agosto para setembro foi ainda mais marcante, com acréscimo de 14,25%. Segundo a federação, foram emplacadas 15.796 unidades. O número leva em conta os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, tratores e máquinas agrícolas, motocicletas e implementos rodoviários.
Fazendo o recorte para o mesmo período de 2019, contudo, há registro de queda de 3,81%. O acumulado dos primeiros nove primeiros meses de 2020 também foi negativo: 21,43% a menos do que no mesmo intervalo do ano passado, segundo a Fenabrave/SC.
Já em relação ao segmento específico de automóveis e comerciais leves, houve acréscimo de 18,67% sendo emplacadas 10.012 unidades em setembro de 2020, contra as 8.437 em agosto deste ano.
O presidente da entidade, Júlio Schroeder, comenta que os volumes de vendas mensais começaram a mostrar recuperação no último mês, e logo devem chegar aos números anteriores à pandemia. Segundo a Fenabrave/SC, essa estimativa pode ser vista nas vendas de setembro, que foram apenas 3,81% menores que no mesmo mês do ano anterior.
Venda de motos também cresce
Quanto ao segmento de motos em Santa Catarina, as vendas tiveram acréscimo de 6,59% em setembro em relação ao mês de agosto 2020, com 2.962 unidades emplacadas.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!