Já fazem 10 anos que Palhoça viveu o luto pela morte do surfista Ricardo dos Santos, o Ricardinho, um dos maiores nomes do surfe local e nacional. O aniversário do falecimento foi no último dia 20 de janeiro. Na Guarda do Embaú, uma homenagem foi realizada. Já nas redes sociais, começou a ganhar projeção um tributo bem diferente: um documentário sobre algumas das conquistas mais importantes de Ricardinho.
Com pouco mais de nove minutos, o material foi lançado pelo canal de YouTube WallsTV. Idealizado por Alexandre Paredes, o vídeo especial relembra a incrível temporada havaiana de Ricardinho — considerado um dos momentos mais emblemáticos da história do atleta, entre 2012 e 2013.
Intitulado “RICHARGER.doc - A magnífica temporada - Ricardo dos Santos - Hawaii 2012-2013”, o documentário traz imagens icônicas da performance do surfista nas ondas de Haleiwa, Sunset e Pipeline, além de prêmios recebidos da mídia especializada e capas de revistas que exaltaram seu talento. O material conta ainda com depoimentos emocionantes do próprio Ricardinho sobre sua experiência no arquipélago havaiano.
Natural de Palhoça, Ricardinho se tornou um verdadeiro ícone do surfe da Guarda do Embaú. Toda habilidade dele ao surfar ondas pesadas, assim como uma conexão notável com o mar lhe renderam reconhecimento mundial. Em 2015, aos 24 anos, ele faleceu tragicamente, deixando um legado imortal para o surfe local — e nacional. Como forma de homenageá-lo, o dia 20 de janeiro é reconhecido como o Dia Municipal do Surfe em Palhoça.
O documentário está disponível no YouTube, no canal WallsTV. Para assistir, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=nhPVhsCjaDY.