Por: Willian Schütz*
O jovem judoca Raphael Muniz Chapetta, atleta do Frei Damião, representará Palhoça nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, no Rio de Janeiro. Com o embarque se aproximando, a expectativa aumenta, já que uma vitória em solo carioca significa carimbar o passaporte para o Sul-Americano estudantil. Enquanto isso, o pai do atleta organiza uma rifa para conseguir custear a viagem e acompanhar o rapaz na competição.
Na rifa, a família do jovem sorteará um bolo. Os bilhetes custam apenas R$ 5. Para saber mais sobre o sorteio e a retirada do prêmio, basta contatar o pai do judoca pelo WhatsApp: (48) 98843-6423. “A ida dele será no dia 28, ou seja, está bem em cima da hora. Venho nesta luta para poder, pelo menos, dar a ele uma confiança a mais. Eu já estou há alguns dias vendendo esta rifa, mas ainda não conseguimos completar”, relata o responsável pelo jovem, Raphael Chapetta Neto.
A vaga para a disputa no Rio foi conquistada pelo lutador no primeiro final de semana de outubro. Como neste ano não foram realizadas as etapas municipais das modalidades individuais dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), cada Prefeitura teve a missão de indicar atletas para a etapa estadual. Aos 13 anos de idade, Raphael foi um dos indicados pela Prefeitura de Palhoça para competir na faixa etária 12-14 anos. Com quatro vitórias na categoria pesado, ele conquistou a vaga para disputar a etapa nacional no Rio de Janeiro.
Para o sensei Everton Luis Fernandes, treinador da jovem promessa do judô palhocense, Raphael é um exemplo de atleta. “Ele treina muito todos os dias, um exemplo para seus irmãos, que também são judocas, e para todas as crianças do projeto. Ele está comigo há quase cinco anos. Ele é novo, tem muito a aprender e a conquistar nessa caminhada. Só tenho a agradecer a oportunidade de poder treinar esse menino”, pontua o professor.
Raphael treina há sete anos, dentro do programa Palhoça Esportiva. Atualmente, a iniciativa conta com 48 atletas treinando judô em dois núcleos: no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Jardim Eldorado, onde Raphael treina; e no ginásio do Caminho Novo. “Foi difícil, no começo, mas fui aprendendo rápido, sempre me dedicando ao máximo para dar orgulho à minha família”, argumenta o judoca.
As aulas promovidas por meio do Palhoça Esportiva são inteiramente gratuitas, com o principal objetivo de oferecer o esporte como uma ferramenta de inclusão social.
Jogos Escolares Brasileiros
Considerados como a principal competição esportiva escolar do país, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) estão sendo retomados em 2021, após um intervalo de 17 anos. São esperados cerca de 6 mil estudantes-atletas, a partir deste dia 29, no Rio de Janeiro. Levando em conta delegados, técnicos, árbitros e pessoal de organização, o evento reúne quase 7 mil pessoas.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?