Por: Willian Schütz
Uma promessa do vôlei desponta em Palhoça. Com uma trajetória de conquistas, a jovem atleta Lívia Pagani de Souza viveu um momento especial na semana passada, ao receber uma Moção de Parabenização na Câmara de Vereadores de Palhoça.
A homenagem serve como reconhecimento pela convocação de Lívia para a seletiva da seleção catarinense sub-16 de voleibol, edição 2024. A homenagem foi entregue pelo presidente da Câmara, vereador Nirdo Artur Luz (Pitanta).
A honraria visa ressaltar o esforço, a dedicação da atleta, que tem levado o nome de Palhoça a competições estaduais e nacionais. Durante a entrega, Pitanta elogiou a trajetória da jovem e destacou a importância do incentivo ao esporte como ferramenta de transformação social. “A convocação da Lívia é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.
Lívia agradeceu a homenagem e destacou o apoio recebido de sua família, treinadores e colegas de equipe. A jovem já havia recebido uma moção semelhante em dezembro de 2023, também proposta pelo vereador Pitanta, pela sua convocação para a seletiva da seleção catarinense sub-16.
Trajetória
Com apenas 15 anos, Lívia Pagani de Souza iniciou sua trajetória no voleibol há três anos. Seu primeiro contato com o esporte foi em uma aula experimental na Escola Adventista. O talento da jovem chamou a atenção do treinador Paulão, campeão olímpico com o Brasil em 1992, em Barcelona. Paulão convidou a jovem para um teste no Instituto Paulão do Vôlei, também conhecido como Vôlei 5, em Jurerê.
Desde então, Lívia tem se destacado em importantes competições. Ela foi convocada para a seletiva da seleção catarinense sub-16 em 2024 e participou de diversos torneios de alto nível. Entre suas conquistas, estão o vice-campeonato catarinense sub-15 em 2023 e uma série de participações no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16.
Além disso, Lívia disputou três edições consecutivas da Taça Paraná, a maior competição de categorias de base do voleibol na América Latina, alcançando o segundo lugar na Série Prata sub-14 em 2022 e, neste ano, figurando entre os cinco melhores times da categoria sub-16 da Série Ouro.
Atualmente, Lívia segue treinando no Vôlei 5, enfrentando novos desafios e se preparando para competições futuras. Seu comprometimento e talento reforçam seu potencial para brilhar ainda mais no voleibol brasileiro.