Palhoça receberá a primeira edição do “Seminário de Jiu-Jitsu – Defesa Pessoal para Mulheres”, iniciativa liderada pela atleta Flávia Mafra, com uma equipe de apoio. O evento será a partir das 9h, deste sábado (30), na Sparta Jiu-Jitsu, na Barra do Aririú. A participação é gratuita, mas os participantes são incentivados a doar 1 quilo de alimento não perecível, que será revertido para ações sociais, de acordo com a organização.
Com o objetivo de combater a violência urbana contra mulheres, o seminário traz um conteúdo abrangente, incluindo técnicas práticas de defesa pessoal e orientações para lidar com situações de risco. “Uma voz tem que ser levantada para este tipo de ação”, ressalta Flávia Mafra, idealizadora do projeto, que contou com o apoio integral do professor e proprietário da Sparta, Érico Farias.
Além das técnicas baseadas no jiu-jitsu, reconhecido por sua eficiência em autodefesa, o seminário abordará temas como: controle situacional, Ciclo Ooda (Observar, Orientar, Decidir, Agir); técnicas para escapar de situações como estrangulamentos, socos, tapas e agarrões por trás, entre outras.
O evento contará com a participação de Lenara e Isabel, agentes da Guarda Municipal de Palhoça, que compartilharão uma visão técnica e preventiva sobre segurança feminina. A presença das guardas municipais agrega ainda mais valor ao seminário, unindo conhecimentos de artes marciais à experiência prática de segurança pública.
Vale salientar que a Sparta Jiu-Jitsu fica na Rua Nossa Senhora dos Navegantes, número 234, na Barra do Aririú.