No plano de vacinação atual do governo do estado, a imunização dos trabalhadores da educação está encaixada somente para a quarta e última fase, sem previsão para começar, ainda.
Segundo o deputado estadual Nazareno Martins, é preciso antecipar a vacinação dos profissionais da educação e ter como prioridade o retorno rápido e seguro das aulas presenciais. "Não retiro a grande importância de todos os profissionais que já receberam a vacina, mas os profissionais da educação, assim como os da saúde e da segurança, também são essenciais à população, e por isso devemos questionar a prioridade para sua vacinação também, pois seu trabalho é imprescindível para oportunizar o horizonte do futuro de nossas crianças e jovens”, comenta Nazareno. “Não podemos mais permitir que nossos estudantes não tenham relações sociais, nem apoio pedagógico com os profissionais da educação. Precisamos retornar o mais rápido possível, com responsabilidade, e pensando, principalmente, naqueles alunos que não conseguiram ter acesso às plataformas digitais ao longo de 2020", acrescenta.
O parlamentar já havia conversado com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, para que os profissionais da educação tivessem prioridade na vacinação contra a Covid-19, e recebeu uma resposta positiva na última sexta-feira (23), em Palhoça: a Secretaria da Saúde está estudando a possibilidade de promover a vacinação desses profissionais já para o mês de maio.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?