O II Festival Mirim e Petiz de Natação recebeu nadadores entre 9 e 13 anos de idade nos dias 30 de junho e 1º de julho, no Complexo Aquático da Unisul, na Pedra Branca. Caíram na água 316 atletas, de 17 equipes catarinenses e uma convidada do Rio Grande do Sul.
A Legião da Boa Vontade (LBV) esteve no evento para arrecadar alimentos (419 quilos) e agasalhos, e a equipe que mais coletou donativos foi premiada. As doações serão repassadas ao Núcleo de Recuperação e Reabilitação de Vidas, em São José.
Um dos destaques da competição foi a jovem fera das piscinas palhocenses Manuela Quint. A moradora do Pagani conquistou três medalhas de ouro, nos 100m livre, nos 100m costas e nos 50m costas. Com o resultado, Manu lidera o ranking brasileiro nos 100m costas.
Manuela treina todos os dias no Complexo Aquático da Unisul e já conquistou 35 medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze na carreira (só não subiu ao pódio uma única vez, das 44 provas que disputou). Disputa quatro Catarinenses e dois Sul-Brasileiros por ano. Confiante no desenvolvimento da filha como atleta, o pai, George Quint, busca apoio financeiro. “Temos gastos com uniformes, equipamentos, inscrições em competições, viagens, acompanhamento médico e nutricional, por isso precisamos de patrocínio”, observa.