A Fundação Unisul e a Ânima Educação anunciaram, na quarta-feira (13), uma parceria que tem como objetivo dar continuidade à história da Unisul. Trata-se de um contrato que prevê a opção de a Ânima assumir, até 4 de janeiro de 2021, a manutenção da universidade.
Como a transação depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e, posteriormente, de manifestação favorável da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e do MEC, será feita uma gestão compartilhada da Unisul durante o ano de 2020, tempo suficiente para a sinalização dos órgãos regulatórios e para a execução de um plano de ação já elaborado pela universidade.
A Ânima e a Fundação Unisul passam a atuar de maneira conjunta na gestão da universidade, que está presente em todos os níveis de ensino e áreas de conhecimento, com cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, nas modalidades presencial e a distância.
Para promover uma rota de evolução em uma história de 55 anos, a Ânima foi escolhida para participar dessa fase de reestruturação. A universidade catarinense reúne cerca de 2,4 mil colaboradores e docentes, e tem aproximadamente 19 mil alunos, distribuídos em três campi: Campus Tubarão, em Tubarão, que contempla as unidades de Araranguá, Braço do Norte e Içara; Campus Grande Florianópolis, em Palhoça, com uma unidade em Florianópolis; e Campus Unisul Virtual (com sede em Palhoça); além de 78 polos de apoio presencial de Ensino a Distância em todo o Brasil.
Será mantida a tradicional e renomada marca da Unisul e a reitoria da universidade continuará na cidade de Tubarão, onde a instituição teve origem. Além disso, com base na qualidade de ensino da Unisul, serão destinados todos os esforços para aprimorar os atuais indicadores de desempenho acadêmico e seu status de universidade.
Com a opção de transferência de manutenção, que pode ser confirmada pela Ânima até 4 de Janeiro de 2021, a parceria visa, acima de tudo, a agregar conhecimentos e desejos em comum para dar sequência a uma trajetória de destaque, que já contribuiu para a formação de milhares de pessoas no estado de Santa Catarina, e que, agora, ganha um impulso para preparar a universidade aos desafios dos próximos anos. “Esta parceria com a Unisul está totalmente em linha com os atributos que caracterizam nosso grupo como uma das principais organizações educacionais do país: nossa excelência em qualidade acadêmica, a valorização e respeito às pessoas, marcas e legados, além da centralidade no aluno, do zelo com os processos de aprendizagem e corpo docente e, também, nosso histórico de êxito em reestruturações de outras instituições. Termos sido escolhidos pela Unisul para continuar e perenizar seu legado de ensino superior de qualidade e vanguarda, muito nos honra. Logo após a aprovação do Cade, daremos as mãos para dar continuidade à construção de um belo futuro dessa linda história da Unisul”, afirma Marcelo Battistella Bueno, presidente da Ânima Educação.
A Ânima tem tradição na atuação junto a instituições fundacionais. A companhia foi responsável pelo primeiro desenho do gênero no Brasil, a partir da bem-sucedida experiência entre a Fundação Cultural de Belo Horizonte (Fundac) e o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), uma das companhias integrantes da organização. “Com essa parceria, a Unisul continua e qualifica a sua missão de impactar a vida das pessoas, além dos lugares onde ela atua”, completa o reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt.