Por: Sofia Mayer*
O livro “Um céu para Josima”, resultado de quatro anos de produção do escritor e morador de Palhoça Luiz Carlos de Sousa, foi lançado em sessão virtual da Academia de Letras de Palhoça, na última terça-feira (3). A obra foi publicada pela Editora Juca Palha, de São José, e traz 22 contos com personagens singulares e histórias instigantes.
Emprestando o nome ao livro, o primeiro conto é o carro chefe da obra, segundo o autor, que ocupa a cadeira nº 1 da Academia. Ele explica que a história discorre sobre a própria crença numa vida depois da morte, “a mesma morte que nos namora todos os dias”, afirma. O tema é recorrente na literatura de Sousa, presente já no seu primeiro livro, “Alquimia do Bem”.
A irreverência do escritor é facilmente visualizada na narrativa. A protagonista do conto, por exemplo, é uma mulher que experimenta o fenômeno da imortalidade, “mesmo após ser esmagada por um bloco de granito de duzentas toneladas, que rolou no Morro da Mariquinha em 2011”, contextualiza o autor. Ele antecipa que Josima, então, reaparece num outro local, muito parecido com o que vivia anteriormente.
Estão presentes na história dois extremos de perspectiva do escritor. “O concreto, que sempre tenta nos esmagar. E o sonho, que sempre nos alivia do peso da realidade”, declara.
O conto homenageia os escritores Edenice Fraga, que é ativista de causa negra, e Roberto Menezes. Ambos são oficiais da Polícia Militar.
Sobre o livro
Em comum, todas as histórias buscam transportar o leitor para um terreno onde “os sentidos, as aflições, as desilusões, os infortúnios, o humor, a ironia, a denúncia, os instantes de triunfo e admiração pela vida são consignados em textos que homenageiam a contística nacional”, afirma o autor. Ele explica ainda que escreve para que os textos se transfigurem num “espelho de magia”, refletindo a imagem do próprio leitor: “A partir desse momento, a obra se desprende do seu criador para ganhar o direito de transitar no mundo, para o bem ou para o mal”.
Os personagens são todos ficcionais, mas “insistem” em se tornarem reais. “Através de alguns desses personagens, pretendi homenagear pessoas que marcaram minha vida”, conta o escritor.
A capa de “Um Céu para Josima” é uma obra a parte. Produzida pela poeta e artista plástica Rute Cardoso, consagrada no meio cultural catarinense, a ilustração procura homenagear a floresta amazônica e seu povo.
Como adquirir
A obra pode ser adquirida através do contato direto com o autor, Luiz Carlos de Sousa, pelo Whatsapp (48) 99144-1288, ou através do e-mail cairocairo16@gmail.com. O investimento é de R$ 30,00.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!