O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) divulgou o relatório de balneabilidade com os resultados das coletas realizadas entre a última terça-feira (21) e a sexta-feira (25). Em Palhoça, sete pontos foram analisados, entre os quais apenas um está impróprio para os banhistas, de acordo com o levantamento.
Durante as pesquisas, foram apurados os seguintes trechos espalhados pelas praias de Palhoça: no rio, em frente à vila da Guarda do Embaú; o perímetro analisado na Praia do Sonho; dois trechos na Praia de Fora; além de outros três pontos na Pinheira — em frente ao Posto Salva Vidas Ponta do Papagaio, nos arredores da Rua dos Pescadores e nas proximidades da Rua Beira Rio.
Entre esses, apenas o trecho da Praia de Fora localizado próximo da Rua do Girassol não está em condições favoráveis para os banhistas. Os outros seis pontos estão com sinalização positiva. Este é o mesmo resultado divulgado na semana anterior, que teve coletas entre os dias 14 e 18 de outubro.
Nível estadual
Além de Palhoça, o relatório também abrange todas as regiões litorâneas de Santa Catarina. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 195 estão próprios para banho, o que representa 81,93%. Nesse cenário, um dos destaques é Florianópolis — onde foram veificados 87 pontos, entre os quais 72 estão adequados para banho, o que equivale a 82,76%, segundo o IMA/SC.
Todas as informações, comparativos e considerações técnicas desta semana constam no relatório que pode ser conferido na íntegra neste link.
No site as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar durante a semana os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.
Análise e divulgação
O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA/SC segue um cronograma prévio de coleta provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto. Além disso, os relatórios completos podem ser conferidos no site https://balneabilidade.ima.sc.gov.br.
À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local.
O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.
De outubro a março, o IMA/SC realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.