Por: William Schütz*
Na reta final de junho, pessoas de todo o mundo homenageiam a causa da diversidade de orientações sexuais. O dia 28 de junho é uma data internacionalmente reconhecida no calendário como o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Leonardo Medeiros, morador de Palhoça, anuncia-se como um dos representantes da diversidade de gênero e estética no Mister Brasil Trans: o primeiro concurso de beleza transmasculina no país.
Leonardo Medeiros conta que, quando viu as inscrições abertas para o concurso, não pensou duas vezes e logo se inscreveu. “Como não teve concurso aqui em Santa Catarina para escolher um mister, acabo representando o estado, e com muito orgulho”, relata Leonardo, ressaltando que essa participação nacional pode ajudar a dar mais visibilidade à comunidade de homens transexuais de Palhoça.
O concurso nacional será dia 9 de novembro, no Teatro Santo Agostinho, em São Paulo.
Apoio da família
O representante de Palhoça no concurso nacional nasceu com um nome e um gênero diferente dos que assume agora. Mas tudo mudou em 2018, quando iniciou a transição para o gênero masculino, com o qual sempre se identificou. Assim, passou a se chamar Leonardo.
Empreendedor no ramo de estamparia e de mídia digital, Leonardo é gaúcho, mas escolheu a Grande Florianópolis como lar há dois anos. Atualmente, ele mora no bairro Aririú.
Sobre sua percepção de mudanças em relação à comunidade LGBTQIA+ do estado vizinho para cá, Medeiros alega que “aqui é possível ter mais facilidades para participar de eventos da comunidade”. “Lá no Rio Grande do Sul, a transição legal de nome e documentação é mais rápida, pelo que eu percebo”, compara.
Em Palhoça, Leonardo vive com sua filha adolescente, Kylie, e com a namorada, Selma. E as três pessoas desse núcleo familiar estão passando pelo processo de transição de gênero.
A namorada, Selma Light, destaca-se na comunidade trans da Grande Florianópolis. Ela é mulher trans, que atua como comunicadora, coaching e apresentadora da parada LGBTQIA+ de Florianópolis.
E é com o apoio da família que Leonardo está preparando os ânimos, com alta expectativa para representar a comunidade local no Mister Brasil Trans 2021, além de enfatizar a importância desse grupo, que “precisa de maior apoio para tratamentos de saúde física e mental”.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?