As equipes de vôlei da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) de Palhoça têm um extenso calendário de competições pela frente neste segundo semestre. Os meninos e as meninas da categoria sub-20 “abriram os trabalhos”, no último final de semana.
No masculino, Palhoça sediou a primeira etapa da Liga Voleibol de Santa Catarina, no domingo (29). Seis equipes disputaram a etapa, realizada no Ginásio do Caranguejão, e os palhocenses terminaram em quarto lugar. “A equipe cumpriu com seu papel: venceu a equipe da AABB (Florianópolis) e perdeu para Santo Amaro, que conta com atletas de fora, e de Morro da Fumaça, que tem uma equipe mais alta e mais forte. Vencemos quem tínhamos que vencer”, avalia o técnico das equipes masculinas, William Zanatta.
William avalia que a equipe mais forte de Palhoça nas categorias de base é a do sub-18, que estreia no dia 5 de setembro, em etapa que será disputada em São José. Também estão se preparando para entrar em quadra os times sub-17 (dia 11, em Morro da Fumaça) e sub-16 (dia 19, em Braço do Norte).
No feminino, as meninas da equipe sub-20 disputaram um quadrangular, também válido pela Liga Voleibol de Santa Catarina, no sábado (28). Foram disputados três jogos, e com a vitória sobre Morro da Fumaça e as derrotas para AABB e Mampituba/Criciúma, as palhocenses terminaram a etapa na terceira colocação.
Os próximos times a entrar em quadra no feminino são as categorias sub-18 (no feriado de 7 de setembro, em Florianópolis), sub-17 (dia 12, em São José) e sub-16 (dia 18, em Palhoça). “Estamos apostando muito no nosso time sub-16. Há outras equipes fortes também nesta categoria, mas nós estamos muito competitivos”, comenta o treinador das equipes femininas da FMEC, Natanael Sotero Trupel.
A FMEC também tem equipes na categoria sub-15, tanto no masculino quanto no feminino, mas o calendário ainda não está confirmado pela Liga Voleibol de Santa Catarina. “Nós já consolidamos o nosso trabalho com o voleibol dentro do município no aspecto de inclusão social, e aos poucos vamos fortalecendo nossas equipes de competição. Palhoça tem uma história bonita nesse esporte e estamos fazendo todo o esforço possível para resgatar a trajetória de sucesso e repetir as boas campanhas de gerações passadas”, comenta o presidente da FMEC, José Virgílio Junior (Secco), que participou de competições de vôlei durante a época de estudante.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?