No dia 29 de outubro, o grupo de teatro Território Livre fez uma apresentação na escola Professor Benonívio João Martins, no Brejaru, em parceria entre o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Brejaru e o da Barra do Aririú.
O grupo apresentou, para turmas de 7º ano, cenas que abordavam alguns tipos de violência, tais como: trabalho infantil, violência familiar, assédio e relacionamentos abusivos. As cenas dramatizadas são construídas pelos adolescentes com o apoio do professor e diretor Takashi Severo, e da equipe técnica do Cras da Barra do Aririú.
O grupo Território Livre visa à realização de uma intervenção social com adolescentes de 12 a 18 anos do território atendido pelo Cras da Barra do Aririú. São trabalhados temas elaborados pelos próprios adolescentes, pertinentes à realidade deles. Observou-se que usar de outras ferramentas como a arte, por exemplo, possibilitou uma melhor estratégia de comunicação, além de desenvolver o pensamento crítico de forma lúdica.
O Cras do Brejaru vem, desde o início de 2019, realizando esse projeto nas escolas Frei Damião e Benonívio. Trata-se de um projeto que visa estabelecer um diálogo com as crianças e os adolescentes acerca das possibilidades de vida para além da construção familiar. O Cras do Brejaru desenvolve as atividades com os estudantes e professores nas escolas apenas uma vez por mês, mas, diante das inúmeras demandas e dos resultados positivos, a comunidade escolar solicita que o projeto ocorra, ao menos, quinzenalmente.