Nesta segunda (22) e terça-feira (23), o prefeito Camilo Martins e a secretária municipal de Administração, Cristina Schwinden Schmidt, participam do Smart City Business Brazil Congress & Expo, em São Paulo. O evento une especialistas e líderes de iniciativas inovadoras e transformadoras de todo o mundo em um ambiente propositivo de negócios e, principalmente, de diálogo e exposições sobre temas de interesse para as cidades.
O congresso é um dos eventos mais importantes da América Latina sobre cidades inteligentes, as chamadas Smart Cities, por estimular debates sobre o desenvolvimento e propagação deste tipo de gestão ao redor do mundo, além de empoderar formadores de opinião como executivos, empreendedores, representantes de cidades e imprensa especializada a compartilharem experiências, conhecimentos, ideias, visões, soluções e casos de sucesso que melhoram a qualidade de vida das pessoas por meio de tecnologias capazes de transformar as cidades.
No encontro, que terminou na quarta-feira (24), autoridades de diferentes regiões do país e do mundo debateram as mudanças promovidas na administração pública a partir da inovação tecnológica, os novos desafios na gestão pública e a construção de cidades do futuro realidades transformadas.
O prefeito Camilo Martins lembra que Palhoça já é reconhecida por ser uma cidade inovadora, que estimula o uso de tecnologias na cidade para melhorar serviços, sem envolver recursos públicos. “A tecnologia na gestão pública reduz custos públicos e permite investimentos nas necessidades da população. Continuamos nessa linha e queremos expandir ainda mais uso de tecnologias avançadas que facilitam a vida das pessoas na cidade”, conclui.
Referência em inovação
Em 2016, Palhoça recebeu o prêmio "Boas Práticas em Gestão Pública", promovido pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina, na categoria "Tecnologias de Informação para Transparência".
Além disso, a administração municipal foi selecionada pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) em 2018, promovido pelas Organizações das Nações Unidas e Ministério do Meio Ambiente, em duas categorias: "Uso racional do papel" e "Tecnologia da Informação aplicada à sustentabilidade".
Neste ano, a Prefeitura de Palhoça foi uma das 13 instituições públicas de todo o país selecionadas no 8º "Redes WeGov" por utilizar, desde 2015, a plataforma eletrônica 1Doc para integrar o acesso às informações sobre documentos e processos internos da Prefeitura em todas as secretarias, autarquias e fundações da administração pública. Além disso, o programa é um canal de comunicação entre servidores e cidadãos por meio da ouvidoria. "O sistema facilita a comunicação interna e externa de forma eficiente e sustentável com redução de gastos e de burocracia", enfatiza a secretária de Administração de Palhoça, Cristina Schwinden Schmidt.
No dia 3 de julho, o prefeito e a secretária de Administração foram convidados a apresentar no Seminário Catarinense de Gestão Municipal, Inovação e Transformação Digital em Blumenau sobre "Tecnologias e cidades: como o uso da tecnologia está transformando a gestão pública municipal".
Em 5 de julho, Cristina participou também do IV Gestão Pública em Foco - A Cidade que Queremos, evento realizado pelo Conselho Regional de Administração (CRA/SC). Na ocasião, a secretária mediou um painel de debates sobre Cidades Inteligentes.