O vereador Otávio Marcelino Martins Filho (Tavinho, MDB) tem solicitado insistentemente à Prefeitura Municipal e diretamente ao prefeito Camilo Martins a contratação de uma empresa para a execução do desassoreamento da foz do rio Aririú e engordamento da praia Nossa Senhora dos Navegantes, na Barra do Aririú.
Tavinho explica que, no final de 2019, foi o autor de uma emenda no valor de R$ 600 mil, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito, para a execução da obra no ano de 2020, mas que até o momento a obra de desassoreamento não foi executada.
Segundo Tavinho, os pescadores da comunidade da Barra do Aririú e região vêm sofrendo constantemente com o assoreamento da foz do rio, o que dificulta a entrada e saída dos barcos de pesca e o acesso ao mar. “Essa é uma reinvindicação antiga dos pescadores e o atendimento dessa benfeitoria é de extrema urgência”, afirma o vereador.
O parlamentar enfatiza ainda que a atual diretoria da Associação Beneficente de Pescadores da Baía Sul (Abepebas) tem cobrado a benfeitoria. “Nasci, me criei e vivo na Barra do Aririú. Sei e vejo a dificuldade que passam os pescadores da minha comunidade. Por isso, o desassoreamento é tão importante, pois inúmeros pescadores precisam da benfeitoria para continuar colocando comida na mesa de suas famílias”, reflete o vereador.
Além do desassoreamento e da abertura do canal, o vereador Tavinho pede para que todo o material aproveitável seja colocado no engordamento da orla da praia Nossa Senhora dos Navegantes.
A comunidade diz que esse material não pode sair do bairro, pois as constantes marés altas e a ressaca estão acabando com a orla da praia, correndo risco de derrubar ranchos de pesca e casas que já existem no lado Norte da praia há mais de 50 anos.
Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!