A candidata à Prefeitura de Palhoça Tânia Slongo (PT) continua percorrendo os bairros da cidade com as candidatas e candidatos a vereador pela coligação que reúne o PSB e a Federação PT/PCdoB/PV.
A campanha iniciou esta semana com a percepção dos efeitos da emergência climática. As queimadas na Amazônia, no Pantanal, no Cerrado e em países vizinhos geram fumaça suficiente para cobrir uma área da ordem de cinco milhões de quilômetros quadrados, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Em Palhoça, não foi diferente.
Tânia, que coordena o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental desde 2018, aponta como seu plano de governo pretende agir diante do estado de emergência climática: “Nossos vizinhos do Rio Grande do Sul acabaram de passar por uma tragédia com as enchentes, que tiraram vidas de pessoas e animais queridos e também destruíram casas que famílias levaram uma vida inteira para construir. Enquanto catarinenses, nos sensibilizamos e nos solidarizamos com as dores do povo gaúcho. Não podemos ser ingênuos e pensar que os efeitos da destruição ambiental não chegarão em Palhoça: eles já chegaram. Por isso, estamos propondo a criação de um Comitê Gestor de Segurança às Crises Climáticas, que desenvolverá um Plano de Prevenção e Mitigação à Emergência Climática”.
A candidata também comenta sobre a necessidade de redução dos impactos da forma de produzir e consumir, para frear o crescimento predatório. Além disso, ela cita dados do Instituto Água e Saneamento (IAS): apenas 15% da população de Palhoça têm acesso aos serviços de esgotamento sanitário. O município está abaixo da média do estado de Santa Catarina, que é 42,71%; e do país, 66,95%. “Precisamos implementar o Plano Municipal de Saneamento Básico, que indica os locais adequados para instalação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Esse problema já poderia ter sido resolvido, mas nunca saiu do papel”, aponta a candidata do PT.
Tânia também participou de entrevistas na rádio Guararema/Massa e na NDTV, onde expôs detalhes de seu plano de governo para a saúde, educação, orçamento participativo e tarifa zero para o transporte público, entre outras propostas. Já na última terça-feira (10), Tânia também encontrou a deputada federal e presidenta do PT Nacional Gleisi Hoffmann, que declarou apoio à sua candidatura.