Por: Willian Schütz
“Tainá”, filme dirigido por Renata Massetti, foi atração do Festival Internacional de Filmes de Surfe, realizado no último fim de semana, em Florianópolis. A obra é um documentário em curta-metragem que relembra a história da surfista mais famosa da Guarda do Embaú, a atleta olímpica Tainá Hinckel.
Com 16 minutos de duração, o filme traz tomadas vívidas do mar da Guarda do Embaú, com a surfista palhocense “pegando onda”, intercalando com momentos de Tainá narrando a própria história em uma espécie de diário. Essa direção de fotografia com olhar para as ondas do mar é assinada por Marcelo Ferrugem.
Ao longo do curta, toda a história de Tainá Hinckel é destacada, em mergulhos em suas memórias e percepções de vida, costuradas por relatos íntimos, registros antigos, enquanto se reconecta em sua casa, a Guarda do Embaú, e revive seus pontos auge e desafiadores de vida.
Orgulho da Guarda
Filha de surfista, surfista é. Essa é a realidade de Tainá Hinckel. Criada entre o mar e as belezas da Guarda do Embaú, a atleta é filha do ex-surfista profissional Carlos Kxot. E foi com o pai que começou a pegar as primeiras ondas.
Orgulhoso da filha, Carlos Kxot diz que já está acostumado a ver Tainá em grandes competições. Porém, ele diz que vê-la em um documentário é emocionante.
Treinada pelo próprio Kxot, Tainá conquistou diversos títulos — entre eles, o de campeã sul-americana pro júnior, em 2016, um marco que alavancou a trajetória da atleta.
O bom desempenho nas divisões de base também rendeu um convite para disputar a triagem do Rio Pro, em 2017, em Saquarema (RJ). Tainá também disputou a etapa brasileira do Circuito Mundial da WSL 2019, quando ficou em nono lugar, novamente em Saquarema. Outro destaque é o título de campeã brasileira de 2023 e a conquista do Dream Tour, que a colocou no ISA Games — a porta de entrada para a vaga olímpica.
E foi assim que a atleta chegou às Olimpíadas de Paris, realizadas no ano passado - o surfe foi disputado no Taiti. Depois de competir com a camisa da Seleção Brasileira de surfe, Tainá foi ovacionada ao retornar para a Guarda. Mais um momento marcante para essa história de superação.