Com o aumento da demanda na área da saúde, a Prefeitura Municipal de Palhoça estudou novas possibilidades para o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento 24hs do bairro Bela Vista. Assim, após um processo de seleção, foi escolhido o Instituto Ideas para gerenciar o espaço. Mas a decisão vem sendo criticada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Palhoça (Sitrampa).
Repercutindo a decisão da Prefeitura, ocorrido no final de abril, a direção do Sitrampa realizou um ato em frente à UPA 24h. Segundo os participantes, o ato foi “em defesa dos trabalhadores(as) que atuam naquela unidade”.
O principal motivo para a manifestação, informam os organizadores, é o fato da gestão da UPA deixar de ser feita diretamente pela administração municipal e passar para as mãos de uma Organização Social (O.S.). “O sindicato não concorda com a forma como o processo foi conduzido, tampouco com a maneira como os profissionais envolvidos foram comunicados do fato”, reclama, em nota, o Sitrampa.
Além disso, o “Sitrampa defende que, neste momento, é fundamental minimizar os impactos causados aos trabalhadores, conduzindo as remoções em conjunto com os servidores efetivos por meio de um processo com total transparência”, argumenta o sindicato.
“Aos contratados que já atuavam na UPA, deve ser dada a oportunidade de continuar os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos”, pontua nota publicada nas redes sociais do Sitrampa
Quando procurada pela reportagem do Palhocense, a Prefeitura Municipal de Palhoça providenciou nota se posicionando sobre a decisão.
O texto diz que a decisão foi tomada, “levando em consideração uma série de fatores como a necessidade de ampliação do acesso e dos serviços da UPA 24h, objetivando a melhoria do atendimento e da qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde; e considerando o estudo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina”.
Assim, ainda segundo o órgão público, foi elaborado um processo convocatório, que avaliou propostas e sagrou o Instituto Ideas, como organização social vencedora do concurso.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o Instituto “apresentou a melhor proposta técnica e também o menor preço”.
Dessa forma, também vale salientar que a organização também é responsável pela gestão de uma das cinco melhores Unidades de Pronto Atendimento 24 horas do Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.
“O instituto terá de cumprir indicadores e metas de qualidade e desempenho, será fiscalizado constantemente e terá suas despesas auditadas mensalmente, a fim de garantir a entrega de um serviço de qualidade à população palhocense” - encerra a nota da Prefeitura.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?