As equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão trabalhando diariamente na limpeza de valas e na desobstrução de bocas de lobo das vias municipais. O esforço faz parte do programa de prevenção a cheias que tem sido desenvolvido pela Prefeitura.
As comunidades que têm sofrido mais com as consequências da chuva intensa têm prioridade neste momento. Já foram feitos mutirões de limpeza em valas no Brejaru, na Ponte do Imaruim, no Aririú e no Alto Aririú, por exemplo. “Nós demos prioridade, realmente, aos bairros que registram mais alagamentos. Fazemos esse mapeamento baseados no conhecimento do município e também nos relatórios recentes da Defesa Civil”, explica o secretário de Serviços Públicos, Edson Ghizoni.
A secretaria conta, hoje, com equipes trabalhando com a ajuda de três escavadeiras para limpeza de valas e três caminhões de hidrojato, utilizado na desobstrução de bocas de lobo.
O secretário Edson Ghizoni explica que esse trabalho de limpeza ajuda a escoar a água da chuva e, assim, contribui para reduzir o risco de alagamentos. As valas “arteriais”, as mais importantes, são limpas de duas a três vezes por ano; e as demais são limpas pelo menos uma ou duas vezes por ano. “Passamos 15 dias trabalhando direto nessas valas para amenizar os problemas de cheias”, destaca.
No Brejaru, por exemplo, as equipes da Prefeitura conseguiram posicionar a escavadeira dentro da vala, aproveitando a maré baixa. “Acho que isso nunca havia sido feito. Quem mora lá ficou admirado! Nosso servidor aproveitou que estava vazio, entrou dentro da vala e limpou tudo”, relata o secretário.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?