Por: Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Sérgio Guimarães
O deputado Sérgio Guimarães (União) foi considerado um dos mais atuantes na Assembleia Legislativa pelo segundo ano consecutivo. A medição foi feita pelo especialista em marketing político e digital Marcelo Natale.
No levantamento, Natale confirmou que, por meio das redes sociais, Sérgio Guimarães se tornou um dos políticos mais influentes na sociedade. Foram quase 3,5 milhões de interações somente neste ano. Os dados também surpreendem no volume de seguidores: em 2024, o parlamentar ganhou 84 mil novos seguidores.
Para o deputado, os dados demonstram que ele tem atuado direto na ponta. “Eu sempre fui muito próximo do povo, o deputado mais popular da Assembleia, e isso pode ter contribuído para que chegássemos a esses números, e claro, as ações no parlamento também contribuem”, ressaltou.
Lei estadual
Sobre a produtividade na Assembleia Legislativa, o deputado Sérgio Guimarães destacou que, neste ano, uma das leis sancionadas que é de sua autoria, foi a que exige a realização do teste do olhinho em bebês recém-nascidos em até 72 horas após o nascimento. O exame previne casos de retinoblastoma.
No Brasil, cerca de 400 casos são diagnosticados por ano. Diante disso, a nova lei pode salvar vidas. O exame deve ser repetido em intervalos até os 2 anos das crianças. “Há um ano, estávamos anunciando o projeto, e hoje é lei estadual. Por isso, entendemos que precisamos estar lá na ponta, acompanhando a realidade diária da população”, ponderou.
Projetos
Além disso, Sérgio Guimarães relembrou que, somente em 2024, apresentou 15 projetos de lei. Entre as proposições, estão o texto que defende que irmãos em unidades escolares sejam matriculados na mesma escola. Tem ainda o projeto de lei que pretende isentar de IPVA condutores que são considerados responsáveis por catarinenses que forem diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Outra matéria que se destaca é a que quer criar um fundo de apoio aos autistas em Santa Catarina.
O parlamentar também propôs a lei que pretende regulamentar: o destino dos restos de fios deixados em vias públicas por operadoras de internet e telecomunicações; o uso do método wolbachia no combate à dengue; a instituição do cadastro de cuidadores de crianças e idosos.
Além dos projetos de sua autoria, Guimarães foi coautor de matérias com outros pares. O deputado também relatou propostas que estão vinculadas ao bem-estar da população.
Sérgio Guimarães avaliou o ano como positivo. O deputado destacou que, em 2024, além de visitar todas as regiões catarinenses, teve a missão de contribuir com os moradores do estado vizinho, o RS, durante as cheias, em julho deste ano. Guimarães articulou com empresários e mobilizou a população de Santa Catarina com a arrecadação de donativos que levou pessoalmente até os gaúchos. Foram dezenas de caminhões com roupas, alimentos e materiais para que os gaúchos pudessem recomeçar após a tragédia. “Somos de Santa Catarina, mas somos humanos, somos solidários e só fazer aquilo que, sem dúvida, eles fariam por nós e isso se chama empatia”, destacou o deputado estadual.