Localizada na icônica praia da Guarda do Embaú, a Nona Reserva Mundial de Surf (RMS) está prestes a completar oito anos de aprovação, e para celebrar a data, está sendo organizado um grande evento sobre questões ambientais: o Seminário Água Pela Vida 2024. A programação começa na sexta-feira (25) e vai até sábado (26). Diversos especialistas estarão presentes.
Organizado pela Save The Waves Coalition (STW), o evento tem como objetivo promover a conscientização e a troca de experiências sobre a preservação dos recursos hídricos da Bacia do Rio da Madre, além de discutir as mudanças climáticas e a relação entre o surfe, a comunidade e a sustentabilidade.
De acordo com a organização, o seminário contará com uma programação diversificada, abordando temas como a qualidade da água na região, o impacto das mudanças climáticas e os desafios de manter a sustentabilidade em uma área de grande relevância ambiental.
O evento também apresentará os resultados do projeto “Água pela Vida 2024”, que inclui a medição da qualidade da água do Rio da Madre, estudos para a criação de um espaço museográfico, monitoramento por drone das variações costeiras e ações de restauração da vegetação nativa através do plantio de árvores da Mata Atlântica.
As inscrições para o seminário estão abertas até quinta-feira (24), e podem ser feitas por meio do formulário disponível em: https://forms.gle/rBH9Y2Zzew6LJxWy8.
Participantes
O Seminário Água Pela Vida contará com diversos palestrantes renomados, entre os quais, estão: Dilton de Castro (geógrafo), Geraldo Jose da Rosa (biólogo), Djan Porrua de Freitas (químico), Hélia Alice Santos (pedagoga), Fabricio Almeida (geocientista), Karina Groch (bióloga), Iago Llantada (oceanógrafo), Luciano Korzenowski (geólogo), Paulo Horta (biólogo), Reinaldo Langer Jaeger (biólogo), Morgana Eltz (administradora), Marcos Aurélio Gungel (jornalista) e Plínio Bordin (fotógrafo).
Outro destaque do evento será a entrega oficial da carta aos novos embaixadores da Nona RMS: Taina Hinckel Santos, atleta olímpica e campeã mundial, e Carlos Knoll (Gama), que teve papel crucial na criação do programa de Reservas Mundiais de Surf e recentemente garantiu vaga no Mundial Isa Master. Ambos se unem a Adriano de Souza (Mineirinho) e ao saudoso surfista local Ricardo dos Santos.
Além disso, a programação conta com a apresentação musical de Nathan Malagoli e, no sábado (26), os participantes estão convidados a participar do plantio de mudas na restinga, como parte das iniciativas de restauração ambiental.
Apoio
O seminário tem apoio de diversas organizações e empresas, incluindo: Save The Waves Coalition, Associação de Surfe da Guarda, QMC, Aprender Brincando Educação Infantil, Federação Catarinense de Surf, Profranca, Projeto Raízes da Cooperação, Reserva de Surf da Guarda do Embaú, Pró-Crep, Nathan Malagoli, Frutificar Turismo, Vinícola Camarinha, Shopping Via Catarina e Cervejaria Unika.
Sobre a RMS
A Guarda do Embaú foi reconhecida como a Nona Reserva Mundial de Surf em 2016 pela STW, devido à qualidade de suas ondas, suas características ambientais e o forte apoio da comunidade local. Ao longo desses anos, tornou-se um exemplo de gestão participativa, sendo referência em eventos nacionais e internacionais sobre preservação ambiental e cultura do surfe.
Programação
Sexta-feira (25)
“Conhecendo o Rio da Madre”
8h30 às 9h – Abertura oficial
9h às 9h30 – Projeto “Água Pela Vida 2024” em cinco ações (Marcos Aurélio Gungel)
9h30 às 10h – Conhecendo o resultado do Índice de Qualidade da Água (IQA) do Rio da Madre (Djan Porrua de Freitas e Geraldo da Rosa)
10h às 10h30 – Impactos das mudanças climáticas na 9ª RMS sob o olhar de “drone” (Plínio Bordin e Luciano Korzenowski)
10h30 às 11h – Desafios da manutenção da qualidade da água na Bacia do Rio da Madre (Morgana Eltz)
11h às 11h30 – A importância do destino correto do descarte reciclável nas adjacências do Rio da Madre frente às mudanças climáticas (Hélia dos Santos)
Sábado (26)
A partir das 9h – Plantio de mudas na restinga, com encontro na beira do Rio da Madre
“Mudanças Climáticas, Surf e Sustentabilidade”
13h30 às 14h – Restauração, educação e pesquisa para conservação de mangues e restingas (Dilton de Castro)
14h às 14h30 – Impactos ambientais em recursos hídricos no entorno de Reservas Mundiais de Surf: Um estudo de caso na Bacia Hidrográfica do Rio da Madre (Iago Llantada)
14h30 às 15h – A convivência das baleias na área da 9ª Reserva Mundial de Surf (RMS) (Karina Groch)
15h às 15h30 – A relação do surfista e a sustentabilidade nas competições de surf (Reinaldo Langer Jaeger)
15h30 às 16h – Os desafios e oportunidades do Programa Brasileiro das Reservas de Surf (PBRS) (Fabricio Almeida)
16h às 16h30 – Preservação da natureza e a construção de uma sociedade mais justa e saudável (Paulo Orta)
18h – Encerramento, com entrega do certificado aos novos embaixadores e apresentação do músico Nathan Malagoli