Casa geminada é um tipo de construção consistente em duas casas que compartilham da mesma estrutura. E a empreendedora Roberta Petry Schmitt insistiu em materializar uma antiga ideia: criar um projeto de casa geminada com suíte e design criativo. Agora, com o projeto aprovado, essa inovação está prestes a ser executada.
Até então, os projetos de casa geminada, construídos em lotes de 200 metros quadrados, não contavam com a suíte. Isso em virtude das limitações encontradas para o enquadramento da construção na legislação municipal, que delimita a taxa de ocupação construtiva. “Eu insisti que faria uma casa geminada com suíte, por não encontrar projetos desta forma, dentro das limitações apresentadas”, conta Roberta Petry Schmitt.
O desafio foi incluir mais um banheiro na casa, dentro do quarto, para compor a suíte, mantendo a metragem quadrada e as normas técnicas. “No feriado de 21 de abril, em casa, comecei a rascunhar, por volta das 22h. Às 2h da manhã, o desenho ficou pronto. Fiquei muito empolgada e feliz, me segurando pra não acordar o engenheiro na madrugada”, relata Roberta.
Aliás, a proposta foi além da suíte, visto que Roberta adicionou, também, pergolado na garagem. Esse elemento decorativo também não é usual nesse estilo de construção. E deu certo! O projeto foi aprovado junto à Prefeitura de Palhoça.
Além disso, como sócia-proprietária da ROFES CONSTRUTORA, Roberta Petry Schmitt acompanhará de perto o processo de construção das primeiras casas inovadoras.
O projeto tem potencial para expandir com grande aderência, pois, atualmente, nos municípios de Palhoça e São José, muitos loteamentos contam com terrenos de 200 metros quadrados. “A suíte proporciona privacidade e facilidade, sendo, portanto, o desejo de muitas pessoas que sonham com a aquisição da casa própria. Sem dúvida, o projeto trará inúmeros benefícios aos futuros compradores”, analisa Roberta.
Trançando projetos
Roberta afirma que pretende continuar buscando informações e desenhando. “Ao desenhar a planta baixa, consigo imaginar as paredes em pé, tudo pronto! Não fiz nenhum curso, foi algo desenvolvido naturalmente. Isso é legal, porque ajuda muito na decisão dos projetos para a construtora”, relata a idealizadora.
Antes de decidir desenhar a planta da casa geminada com suíte, a construtora pesquisou e não encontrou nenhum projeto similar, dito como inviável até então.
Já o pergolado foi idealizado motivado pelo desejo de manutenção do padrão de fachada, evitando a modificação unilateral por um proprietário, sem o consentimento do outro. Integrado à casa, traz elegância e uniformidade, comenta Roberta.
A ROFES CONSTRUTORA passará a executar o projeto e terá casas à venda até dezembro. Dessa forma, a construtora deseja se destacar no mercado, trazendo diferenciais e construindo com qualidade.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!