Para se vacinarem contra a Covid-19, gestantes e lactantes de Palhoça devem, no momento da vacinação, apresentar documento de identificação com foto, número de cadastro na Unidade de Saúde, cartão nacional do SUS e comprovante de residência nominal. Além disso, precisam comprovar sua condição mediante declaração médica. As informações são da Secretaria de Saúde.
No caso das lactantes, conforme determinado pelo Governo do Estado, a vacinação dependerá da quantidade de doses recebidas do Ministério da Saúde e encaminhadas aos municípios, e ocorrerá seguindo o cronograma:
Desde o último sábado (10) podem se vacinar as lactantes que amamentam crianças acima de 2 anos de idade, além das lactantes que já receberam a primeira dose do imunizante.
Sobre a segunda dose, caso a vacina seja a Coronavac, o intervalo após a primeira aplicação é de 21 a 28 dias, e a segunda dose está sendo aplicada somente aos sábados, para não ocorrer desperdício e garantir a segunda aplicação de todas as pessoas que já receberam a primeira.
Já se tratando da segunda aplicação da Pfizer, o intervalo é de 12 semanas. E esta vacina está sendo aplicada de segunda a sábado.
É importante frisar que a imunização só será completa após completo o quadro vacinal contar com as duas doses do imunizante.
Pontos de vacinação
As aplicações ocorrem na Estação Palhoça, localizada na Ponte do Imaruim, das 9 às 16h; no primeiro andar Shopping ViaCatarina, no Pagani, das 9 às 16h, exclusivo para a vacinação de pedestres. Já, no ponto de vacinação do sul, situado no estacionamento da Rua Aderbal Ramos da Silva, próximo da Unidade Básica de Saúde da Pinheira, as aplicações são das 9 às 13h.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?