Os fiscais da Prefeitura de Palhoça visitaram uma peixaria durante a tarde desta quarta-feira (26), seguindo o cronograma de vigilância estabelecido na verificação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), e encontraram diversos pescados que estavam sendo manipulados sem autorização prévia.
“O registro da produção dessa empresa admitia apenas alguns tipos de pescados, e quando chegamos, nós encontramos vários e ficou evidente a irregularidade”, explica a médica veterinária Adriana Morsoletto.
Como forma de ajustar o processo sem que o produtor fosse completamente prejudicado, os fiscais optaram por armazenar todos os produtos que não estavam regulares em duas câmaras frigoríficas e interditar ambas. “Deixamos lacrado aquilo que há possibilidade de voltar a ser regularizado, para que o produtor não tenha uma perda muito maior. Nossa ideia é que os produtos sejam todos catalogados e que o ciclo da produção seja organizado e nos conformes do SIM”, afirma o secretário de Pesca e Maricultura de Palhoça, Flávio Martins.
Em outra inspeção, na semana passada, mais de 15 quilos de carne de siri foram flagrados com irregularidades em uma empresa na Ponte do Imaruim.
O SIM é um certificado de que a empresa segue as determinações que garantem a qualidade do produto na entrega ao consumidor final. O processo de averiguação das etapas de produção é feito em peixarias, açougues, indústrias de beneficiamento e estabelecimentos que operem com produtos de origem animal.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?