O presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), José Virgílio Junior (Secco), de 39 anos, conquistou cinco medalhas no 61º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, disputado entre os dias 5 e 8 de abril, em Natal, no Rio Grande do Norte. A competição reuniu 550 atletas de todo o Brasil e de países do Mercosul.
Secco nadou três provas individuais: foi campeão nos 50 metros costas, vice-campeão nos 100 metros costas (perdeu o ouro por apenas um décimo) e quarto colocado nos 50 metros livre. Nas provas de revezamento, mais três medalhas junto à equipe do Lira Tênis Clube, de Florianópolis: campeão no 4x100m livre e no 4x50m livre, e vice-campeão no 4x50m medley. “Prestes a fazer 40 anos, segui focado no meu objetivo e consegui conquistar o ouro na prova que considerava principal, 50 metros costas”, comemora Secco.
Para alcançar o propósito, Secco disse que realiza treinos diários de natação no Complexo Aquático da Unisul e investe em treinos fora d’água, com acompanhamento do personal Thiago Passos. “Trabalhamos a musculação com o intuito de melhorar força, resistência e potência. Outro ponto importante é que essa atividade previne lesões, deixa as articulações, os tendões e a própria musculatura mais resistente ao treinamento. Assim, o corpo fica mais preparado para que ele melhore cada vez mais o tempo dentro das piscinas”, avalia o personal.
Secco vai se preparar, agora, para o Sul-Americano, em novembro, em Buenos Aires, na Argentina. “Vou continuar treinando e com o objetivo de alcançar o ouro também nessa disputa”, projeta Secco.