O governo do estado confirmou, na noite desta quarta-feira (25), a primeira morte por Covid-19 em Santa Catarina. O paciente era um homem de 86 anos, que deu entrada no Hospital Regional de São José no dia 23 de março, conduzido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O quadro clínico inicial era de desconforto respiratório associado à piora do estado de saúde geral.
O paciente vinha apresentando há dois meses uma piora do estado de saúde geral, com inapetência progressiva (recusa à alimentação) e aumento do grau de dependência para realização de tarefas diárias. De acordo com os boletins médicos, ele não tinha histórico de febre e tosse. As amostras para testagem da Covid-19 foram colhidas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em função da característica do quadro. O teste confirmou a presença de coronavírus SARS-CoV2. O paciente foi mantido em isolamento respiratório, mas morreu na madrugada de quarta-feira (25).
No final da tarde desta quarta-feira (25), o boletim do governo do estado indicava que estão confirmados 122 casos confirmados do novo coronavírus. Há pacientes com diagnóstico positivo para a doença Covid-19 em todas as regiões do estado.
A partir desta quarta-feira (25), o governador informou que houve uma mudança nos critérios de monitoramento, com os casos passando a ser contabilizados pelo município de residência do paciente e não mais pelo de notificação. Mesmo assim, Palhoça segue fora da estatística oficial, apesar da Secretaria Municipal de Saúde já haver confirmado que uma mulher de 32 anos, residente em Palhoça, está internada no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, com diagnóstico confirmado para o Covid-19. O estado tem 325 casos suspeitos da doença.
Com a nova metodologia, no total, são 28 municípios catarinenses com casos confirmados até o momento, além de cinco casos de residentes em outros estados e três em outros países.
Veja a lista de cidades
Balneário Arroio do Silva - 1
Balneário Camboriú – 7
Braço do Norte – 9
Camboriú- 2
Blumenau – 9
Canelinha - 1
Chapecó – 2
Criciúma - 11
Florianópolis – 16
Gaspar - 1
Gravatal – 3
Içara - 1
Imbituba – 4
Itajaí - 12
Jaguaruna – 2
Jaraguá do Sul – 2
Laguna - 1
Lages - 1
Joinville – 5
Navegantes – 3
Pomerode – 1
Porto Belo - 2
Rancho Queimado – 2
São José – 5
São Ludgero – 1
São Pedro de Alcântara - 1
Tijucas - 1
Tubarão – 8
Outros estados – 5
Outros países – 3
O governador Carlos Moisés lembrou que o novo decreto com medidas de isolamento social passou a vigorar nesta quarta-feira (25), e tem validade de sete dias. Segundo ele, as restrições são necessárias para evitar um colapso futuro. “Nós entendemos que já temos resultados positivos para essa nossa ação, que é de mitigar o desenvolvimento dessa curva de contágio em massa. Queremos evitar que o colapso se instale no sistema de saúde, tanto público quanto privado, e isso nos impeça de atender as pessoas. A nossa decisão tem sido embasada em conceitos técnicos e que nós temos acompanhado no restante do mundo”, afirmou Carlos Moisés.
O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, afirmou que, com os 122 casos confirmados, já há uma base de dados mais consistente para análise. Segundo ele, os pacientes com a Covid-19 em Santa Catarina até o momento são 53% mulheres e 47% homens. “Isso nos permite fazer uma análise mais apurada. Já temos a estratificação de gênero e, em breve, faremos também da idade. Assim como em outros países, temos a faixa etária dos idosos como a mais acometida, mas não somente eles que são infectados. Faremos ainda a estratificação por regiões do Estado, para fazer um mapa de calor. Todas as análises para efeito de epidemiologia estão sendo realizadas para que nós possamos planejar as ações que precisam ser adotadas a curto, médio e longo prazo”, afirmou Zeferino.