A Secretaria de Saúde de Palhoça informa aos pacientes em uso de insulina que está disponibilizando o medicamento dos tipo NPH e Regular em canetas descartáveis com agulhas, mais precisas e de utilização mais prática do que as seringas comumente fornecidas nas unidades básicas de saúde para controlar o diabetes. Para retirar, o paciente precisa ir até o posto de saúde do bairro em que mora com a receita médica.
O instrumento é descartável e as canetas são portáteis e não exigem preparo para aplicação. Antes do uso, o aparelho deve ser armazenado em geladeira e, após aberto, mantido em temperatura ambiente por até 42 dias.
A Secretaria de Saúde sugere, ainda, trocar os locais de aplicação no corpo, para evitar nódulos locais e melhorar a absorção de insulina. Vale ressaltar a importância do acompanhamento médico e dos exames de rotina para controle e tratamento da doença.
Diabetes
Trata-se de uma doença crônica, onde o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizá-la de maneira eficaz. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e é fundamental para manutenção do bem-estar do organismo, que precisa da energia dela para funcionar. Altas taxas de glicose podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?