Santa Catarina voltou a apresentar, em agosto, o terceiro melhor resultado do país na geração de empregos formais, com 18.375 vagas no mês, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A indústria teve destaque no desempenho, com 11.414 novas vagas, seguida por serviços (3.609), comércio (2.048), construção civil (1.295) e agropecuária (9). Trata-se da melhor performance na região Sul.
O saldo de 18.375 novas vagas com carteira assinada no estado é fruto de 86.657 admissões e 68.282 demissões. No Brasil, o saldo de novas vagas também foi positivo: 249.388 postos de trabalho foram abertos no último mês.
O economista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) Paulo Zoldan ressalta ainda o aumento de vagas em setores como atividades científicas e técnicas. “O grande destaque de agosto foi a retomada mais consistente e disseminada do setor de serviços, com 3.609 novos postos gerados. Neste segmento, o maior crescimento foi em atividades administrativas e serviços complementares, porém, também houve resultado positivo em atividades profissionais, científicas e técnicas, em informação e comunicação, em atividades financeiras e em imobiliárias”, finaliza o economista.
Palhoça segue a tendência de saldo positivo do estado, terminando o mês de agosto com 683 novas vagas abertas.
Em julho, o estado já havia apresentado o melhor desempenho do Sul e o terceiro a nível nacional, com a criação de 10.044 novas vagas. Em agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou que Santa Catarina se mantém com a menor taxa de desocupação do país.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?