O Rotary Club Palhoça Pedra Branca inaugurou, com uma solenidade realizada na tarde de terça-feira (5), a Mini Biblioteca do Passeio Pedra Branca, ação que faz parte do projeto Plantando Leitura. A estrutura, uma casinha de madeira com prateleiras para os livros e uma porta de vidro, ficará posicionada na praça coberta, junto ao supermercado Hippo.
A ideia do projeto surgiu em 2017, já no primeiro ano de fundação do RC Palhoça Pedra Branca, e desde então vem sendo pensada e executada com o objetivo de criar uma conexão autêntica com a comunidade local. A ideia é impulsionar a leitura a partir da troca de exemplares. Quem passar pelo local vai poder levar um livro emprestado, sem custo e sem prazo para devolução (obviamente, quanto mais cedo acontecer a devolução, maior é o giro de obras na minibiblioteca e maior será o número de pessoas que vai ter a possibilidade de ler aquela obra). As pessoas também serão estimuladas a fazer a doação de livros, formando um sistema de troca. A intenção é expandir a ideia para outros locais da cidade, futuramente, incentivando a leitura, democratizando o acesso à educação e viabilizando o processo educativo, através da formação de leitores.
O cerimonial contou com a presença do governador distrital Elvino Wilsmann, responsável pelo Distrito 4652, que inaugurou oficialmente a minibiblioteca, ao lado do vice-presidente do RC Palhoça Pedra Branca, João Batista Abraão. “Quero parabenizá-los por este belo projeto. Acertaram na mosca na escolha do local, porque aqui já existe uma cultura, na forma como foi criado o bairro, em que todo mundo cuida das coisas que tem, e todo o cuidado tido com a parte comercial, com a jardinagem, também será tomado com a minibiblioteca. A minibiblioteca vai dar a oportunidade da leitura, mesmo às pessoas que ainda não têm esse hábito”, refletiu o governador.