Por: Sofia Mayer*
As reuniões do grupo de Alcoólicos Anônimos (AA) Caminho Certo, em Palhoça, seguem acontecendo de forma remota, em razão da pandemia da Covid-19. A autorização para a retomada já foi solicitada à Prefeitura de Palhoça, e a expectativa é de que haja uma resposta até a próxima terça-feira (20).
No Distrito XIV, onde o grupo de Palhoça está inserido, apenas a sede de Santo Amaro da Imperatriz voltou a realizar os encontros presenciais. “O Alcoólicos Anônimos não está acima da Lei, então, a gente precisa trabalhar dentro da legalidade, com a autorização dos municípios”, comenta uma das companheiras, que não será identificada para preservar o princípio de anonimato da instituição.
O apoio do Poder Público é importante também para garantir que as reuniões sejam realizadas com segurança: “Nem todas as salas de Alcoólicos Anônimos possuem estrutura para retomarem as atividades sem oferecer risco aos seus membros”, comenta. O grupo de Santo Amaro da Imperatriz, por exemplo, recebeu um espaço físico provisório durante a pandemia, no salão de uma igreja: “Eles têm até um medidor de temperatura, estão adotando todos os cuidados necessários para evitar contaminação”, afirma.
Embora considere imprescindível a adoção plena das medidas de segurança, a companheira ressalta que a crise sanitária tem sido especialmente desafiadora para alguns colegas. “Naturalmente, tem feito muita falta, muitos companheiros não conseguem se conectar às reuniões online. E isso é um grande risco, principalmente para quem está no início de recuperação ou passando por uma crise emocional muito forte”, admite.
Em maio, o jornal Palhocense trouxe a análise de uma psicóloga a respeito das possíveis consequências do isolamento a pessoas que enfrentam compulsões (relembre aqui).
Reuniões online
Enquanto os encontros presenciais seguem suspensos, é possível participar das reuniões online do Alcoólicos Anônimos através deste link! As conversas acontecem nos sábados, domingos e nas segundas-feiras, às 20h.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!