71cc55b2db6ebe5ed9315e63f9176f0e.jpeg Dia Mundial da Saúde reforça importância de coleta e tratamento de água

cc6e746f3e3e55743d5e3534d5ebed1e.jpeg Caminhada marca encerramento da campanha Março Verde em Palhoça

55b3f33b3d2b945e07063ed4c967a047.jpeg Paralisação dos entregadores segue em Palhoça nesta terça-feira (1)

ac21601e0817888d406f368117fa60de.jpeg Equipes da Águas de Palhoça atuam 24 horas, sete dias por semana

665ecf32d2b21ec7f152a5aae151c271.JPEG Safari Beach Jurerê prepara três festas imperdíveis durante o feriado de Páscoa

dd1cb9681ca5fa0d0d6e78552063c88b.jpeg Reportagem resgata capas icônicas e história da identidade visual do jornal

b2c10aad0a15788880e2a6c4896ecf16.jpeg Shopping ViaCatarina recebe feira e exposição de orquídeas

970a8838c2b7ef03e6e9f925f78c1ebb.jpeg Pitty & Fresno na Arena Opus: dois shows incríveis na mesma noite

0bebcef9ecbd6d4740b0fbf074cefe9a.jpeg Evento contra a intolerância com religiões de matrizes africanas ocorre neste fim de semana

c99e04c6c003ef841c89a60fad793a08.jpg Deputado Camilo Martins recebe campeã de muay thai que representará Santa Catarina na Tailândia

fe53249c1e5c8eda6f4e9a9644343a8a.jpeg “Tainá” foi dirigido por Renata Massetti e tem a atleta da Guarda do Embaú como protagonista

2b2108ddd734a84ab88bc1860b06c321.jpg Equipe da Associação Laura dos Santos é destaque em competição nacional de jiu-jitsu

8c3d42b7a9ca943e04b20f66e1b9ec36.jpeg Judô: equipe de Palhoça conquista vagas em Campeonato Brasileiro Regional V

411fd83fcf84c0fa1ea5de539b8a13ae.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista título duplo no Grand Prix de Futsal

Religião: nem todas aderem à celebração presencial

Mesmo com a liberação das atividades presenciais, divulgada na segunda-feira (20), não há consenso entre as instituições religiosas de Palhoça

0050caf00359614a29e95a92dd7090ef.jpg Foto: LUCIANO SMANIOTO

Por: Sofia Mayer*

 

Desde segunda-feira (20), igrejas e templos religiosos de Santa Catarina têm autorização para retomar as celebrações presenciais. A liberação é consequência de uma nova portaria de flexibilização da quarentena, divulgada pelo governador Carlos Moisés, que estabelece uma série de regras para o funcionamento dos espaços. Em Palhoça, porém, a quebra do isolamento social não é consenso: algumas instituições alegam estar se preparando para cumprir as medidas determinadas e abrir as portas ao público; enquanto isso, há templos seguindo com atividades exclusivamente remotas.

A lista de determinações é vasta, e inclui um público reduzido a 30% da capacidade total do local, a disponibilização de assentos de forma alternada e marcada, e o uso de máscaras e álcool em gel. Mesmo com as limitações, a Assembleia de Deus, por exemplo, deve retomar os cultos no município já neste final de semana. O pastor Marcelo Bedinot, no entanto, garante que as celebrações continuarão sendo transmitidas via internet. “Precisamos atender os grupos de riscos e aqueles que não pode estar, por outros motivos. Também para auxiliar na questão de manter, no templo, somente o número considerado pela portaria”, afirma. A Portaria Nº 254 prevê que, quando as gravações não forem realizadas simultaneamente às celebrações presenciais, grupos de, no máximo, cinco pessoas poderão auxiliar nas produções. A distância social mínima de 1,5 metro também deverá ser seguida.

Já a Paróquia Bom Jesus de Nazaré, no Centro de Palhoça, deve ser o único templo católico a abrir as portas no município. De acordo com nota, lançada nesta quinta-feira (23), o regramento de prevenção à Covid-19 será seguido à risca, inclusive, com o fechamento dos portões caso o limite de pessoas seja atingido. A Igreja Matriz informa, ainda, que os horários das missas - que estão marcadas para acontecer apenas aos finais de semana - podem ser multiplicados, caso haja necessidade. As demais atividades religiosas, como visitas a doentes e idosos, encontros de catequese e preparação de batismos e casamentos, seguem suspensas. 

Algumas igrejas da cidade, no entanto, decidiram manter o isolamento social e os cultos remotos. É o caso da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que, conforme nota conjunta, assinada por representantes de quatro sínodos do estado, reconhece a diversidade dos públicos das paróquias, e a especificidade de cada comunidade: “Manifestamos preocupação pela preservação da vida de todas as pessoas. Por isso, buscamos ser zelosos e conservadores em nossas orientações, uma vez que tememos responsabilizações que podemos evitar para Presbitérios, Comunidades e a Igreja como todo”, explicam. Segundo a publicação, a entidade nacional está se reunindo, semanalmente, para tratar dos desdobramentos da pandemia.

Os pastores reiteram, ainda, a necessidade de mais tempo para estudar e absorver as determinações da portaria. A ideia é garantir um “retorno seguro e gradual das atividades presenciais”. A IECLB de Palhoça deve continuar acompanhando as informações sobre a pandemia e as orientações governamentais.

Segundo Rosana Ponche, presidente do Núcleo Espírita Chico Xavier, a maioria das casas espíritas de Palhoça também seguirá apenas com os encontros remotos. O núcleo, localizado na região central do município, tem se reunido via Facebook, Instagram e YouTube. “Por precaução, vamos aguardar até maio. Dependendo de como se comportar a linha de contágio, decidiremos se retomamos ou não”, explica Ponche. O centro faz parte da Federação Espírita Catarinense, que reforçou a autonomia de decisão às instituições filiadas. 

A presidente do núcleo acredita, ainda, que a autorização para a retomada de celebrações presenciais, sinalizada pelo governo estadual, foi precipitada, mesmo com a série de medidas restritivas divulgadas: “Não somos atividades essenciais”, lembra. 

De acordo com a portaria, a fiscalização dos templos religiosos, igrejas e afins ficará a cargo das equipes de vigilância sanitária e das equipes de segurança pública. Ainda segundo as orientações, o não cumprimento das regras implicará em abertura de processo administrativo sanitário, com base na Lei 6320/1983. 

 

* Sob a supervisão de Luciano Smanioto

 

Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?

Clique no link de acesso!
 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg