O mais recente relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) aponta que dois pontos de Palhoça, entre os que foram analisados, estão descritos como impróprios para banhistas. Para o relatório, foram apurados sete pontos espalhados pelas praias do município. As coletas foram realizadas entre 27 de setembro e 1º de outubro.
Entre os locais impróprios para banho estão: na Guarda do Embaú, na área do rio em frente à vila, além do trecho da Praia da Pinheira situado nas proximidades da Rua Beira Rio.
Já os pontos adequados banhistas são: o perímetro analisado na Praia do Sonho; a parte da Praia de Fora que fica de frente para a Rua Antônio Júlio Fagundes; além de outros dois pontos na Pinheira — em frente ao Posto Salva Vidas Ponta do Papagaio e na Rua dos Pescadores.
Para a realização das coletas, o IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros. O resultado completo pode ser acessado no site www.balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo para smartphone “Praia Segura”.
Vale destacar que, durante a baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é realizada mensalmente. Já de novembro a março, os resultados das amostras são divulgados todas as semanas.
Praias de outros municípios catarinenses
De acordo com as coletas realizadas na semana de 27 de setembro a 1º de outubro, dos 231 pontos analisados, 180 estão próprios no litoral catarinense, o que representa 77,9%. E nessa linha, Florianópolis é destaque: dos 87 pontos onde há coleta na capital, 72 estão em condições de receber banhistas, o que representa 82,8%. Em um comparativo com o relatório divulgado em agosto, cinco pontos passaram da condição próprio para impróprio e 14 pontos passaram da condição de impróprio para próprio.
Além de Palhoça e Florianópolis, as amostragens e ensaios foram efetuados nos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!