O retorno gradativo às atividades presenciais tem dois significados importantíssimos: a Unisul alcançou um ótimo desempenho na prevenção e combate ao Covid-9 e conseguiu, ao longo da quarentena, manter os alunos em atividades de aprendizagem, salientou o reitor Mauri Luiz Heerdt, ao destacar que Santa Catarina está abaixo da média de infecções justamente por ser “um estado disciplinado”.
"É oportuno observar que o comportamento da Universidade, neste período crítico e extremamente preocupante para o mundo inteiro, reflete o seu nível de qualidade acadêmica e de gestão. Mantivemos aulas online sem comprometer a saúde dos docentes, funcionários e alunos, e o índice de satisfação sustenta a capacidade da universidade de se reinventar no momento em que fomos surpreendidos pela pandemia", reflete o reitor.
O professor Mauri Heerdt reitera a importância de docentes, funcionários e alunos manterem os critérios da prevenção, “de forma que a retomada das aulas práticas não comprometa o que mais preservamos, a saúde de todos nós”.
O reitor elogiou o desempenho do corpo docente, de se estimular para a manutenção das aulas mesmo à distância, e fez uma projeção à tendência da educação após a pandemia. "Não há dúvida de que a autoaprendizagem passa a integrar o desafio do estudante em escada bem maior. Ficar apenas ouvindo o professor em sala de aula será uma forma anacrônica. O professor, com certeza, é peça fundamental à orientação do estudante. Basta dizer que na pós-graduação a pesquisa é atividade imprescindível, que, sob a regência do docente, leva o aluno a desenvolver estudos por ele mesmo pautados para a formatação da dissertação ou tese, ou um TCC de especialização. E nesse processo de redescoberta, em todos os níveis profissionais, com certeza a universidade precisa se reinventar, na busca de novos caminhos que possibilitem o avanço no desenvolvimento do processo de aprendizagem", destaca o reitor.
Na sua opinião, é difícil uma profissão que não tenha sido cutucada pela pandemia no sentido de ser repensada: “Vivíamos ainda impactados pelo avanço da tecnologia da informação. Imagine que nos aceleramos em nível de ansiedade e busca de novos conhecimentos. Agora, sofremos o impacto de uma desaceleração presencial, em que descobrimos outras facilidades que nos levam a crescer imunes à burocracia organizacional. Podemos trabalhar sem prevalecer o ambiente como sustentação das atividades. A cabeça de cada um, a tenacidade individual ou de grupo e o compromisso com a qualidade e resultados vão estar nos guiando para o futuro promissor”.
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