Por: Sofia Mayer*
Com a pandemia, a internet se tornou uma ferramenta indispensável para os candidatos que desejam concorrer ao pleito em 2020. Sem permissão para realizar aglomerações, eles passaram a investir fortemente nos canais digitais para propagar suas ideias de campanha e dialogar com os eleitores. A dinâmica, no entanto, exige mais cuidado em relação à propagação de notícias falsas, apontam especialistas.
Em Palhoça, todos os sete candidatos à Prefeitura têm páginas na internet específicas para suas campanhas, embora elas se diferenciem, de forma sutil, pela constância das publicações. Um dos líderes de postagens no Instagram é Coronel Ivon (17), publicando nas redes todos os dias, mais de uma vez. Só na terça-feira (3), por exemplo, foram cinco publicações na plataforma.
Jailson Rodrigues (PT) também não deixa passar um dia sem atualizar a página. O candidato divulga, diariamente, um recorte didático a respeito do plano de governo para seus seguidores no site. Eduardo Freccia (PSD), Luciano Pereira (Avante) e Jean Negão (Patriota) são ativos no Instagram, com postagens atualizadas ao longo da semana. O candidato Rangel Medeiros (PSol), por outro lado, é mais atuante no Facebook, se comparado ao Instagram. Lá, ele publica suas propostas, a partir de textos e ferramentas audiovisuais.
Desde antes do início da campanha eleitoral, o Repórter Sérgio Guimarães (PL) já utilizava frequentemente as redes sociais para divulgar conteúdos noticiosos. Agora, em busca do pleito, as publicações jornalísticas perderam força, dando lugar a imagens de ações eleitorais e registro da agenda do candidato.
Com 46,6 mil seguidores no Instagram e 304.262 no Facebook, o repórter é o candidato mais acompanhado nas redes. Em seguida, vem Luciano Pereira, com 17,4 mil seguidores no Instagram e 3.622 no Facebook (veja os números de todos os candidatos no quadro ao lado).
Cuidados a mais
O cientista político Tiago Borges lembra que mentiras propagadas em período eleitoral não são recentes, mas que, com a utilização mais intensa das redes sociais, elas tendem a se espalhar mais rápido.
Ele destaca, porém, que os canais digitais tornam o acesso à informação mais democrático, principalmente em tempos de pandemia e restrições sanitárias. “Torna um pouco mais barata a campanha para algumas candidaturas, que não precisam imprimir papel, etc. Não tem um custo tão grande, então tem algumas vantagens que tem que ser colocadas”, explica.
O grande desafio, segundo Borges, é atingir um público novo, que não segue um candidato específico. O cientista político comenta que essa meta era mais facilmente atingida na rua, fazendo campanha para desconhecidos. “As redes sociais ainda não são tão efetivas, por conta de uma dinâmica de bolha que elas têm”, afirma.
Siga os candidatos nas redes sociais
Coronel Ivon (PSL)
Facebook (6.741 seguidores): https://www.facebook.com/ivonpalhoca
Instagram (2.610 seguidores): https://www.instagram.com/coronel_ivon/?hl=pt-br
Eduardo Freccia (PSD)
Facebook (775 seguidores): https://www.facebook.com/EduardoFrecciaOficial
Instagram (4.512 seguidores): https://www.instagram.com/eduardo_freccia/?hl=pt-br
Jailson Rodrigues (PT)
Facebook (1.519 seguidores): https://www.facebook.com/jailson.rodrigues.3998
Instagram (296 seguidores): https://www.instagram.com/jailsonrodrigues4/?hl=pt-br
Jean Negão (Patriota)
Facebook (2.072 seguidores): https://www.facebook.com/jeannegaooficial
Instagram (3.497 seguidores): https://www.instagram.com/jeannegao_oficial/?hl=pt-br
Luciano Pereira (Avante)
Facebook (3.622 seguidores): https://www.facebook.com/LucianoPereira40040
Instagram (17,4 mil seguidores): https://www.instagram.com/lucianopereira_avante70/?hl=pt-br
Rangel Medeiros (Psol)
Facebook (615 seguidores): https://www.facebook.com/Rangel-Medeiros-PSOL-Palho%C3%A7a-137656459965186
Instagram (894 seguidores): https://www.instagram.com/rangelmedeirosprof/?hl=pt-br
Repórter Sérgio Guimarães (PL)
Facebook (304.262 seguidores): https://www.facebook.com/reportersergioguimaraes
Instagram (46,6 mil seguidores): https://www.instagram.com/reporter.sergioguimaraes/?hl=pt-br
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!