Texto: Isonyane Iris
Whindersson Nunes, Felipe Neto e Porta dos Fundos. Você já deve ter ouvido falar sobre pelo menos algum deles. São jovens que se tornaram sucesso graças a uma plataforma em comum, o YouTube. A febre desses famosos “youtubers” cativou o mundo. Atraídas pela nova onda, escolas do município firmaram parceria com a PressPlay, primeira escola para criadores de conteúdo digital de Palhoça, onde os alunos terão a oportunidade de cursar, no contraturno escolar, um curso inédito para criadores de conteúdo digital.
A ideia surgiu no início de 2018, entre um grupo de amigos, que na época tinha uma agência de marketing digital, pensando em um lugar que pudesse ensinar as pessoas a produzir conteúdo digital. “Nossa ideia era criar um espaço, uma escola, onde os alunos não aprendessem só sobre criação de conteúdo digital, mas que os que já trabalhassem com isso também tivessem um local em Palhoça para gravar, aprender e até trocar ideias”, explicam os sócios Edes D’Angelo Frandaloso e Luiz Henrique Correa.
Levar o curso de criadores de conteúdo digital para dentro das escolas de Palhoça veio depois de um grande interesse por parte dos alunos. “Os alunos que fazem período integral vão poder escolher o nosso curso como opção na grade extracurricular. As aulas vão ser todos os dias, com um conteúdo personalizado só para eles”, explica Luiz Henrique Correa. “Eles chegam com muita vontade de criar um canal e de ser um youtuber famoso. As crianças gostam bastante e os pais apoiam muito, por conseguir acompanhar o que os filhos estão fazendo na internet e isso é muito importante. Por isso, o trabalho de ética é fundamental com eles, pois é uma brincadeira que pode se tornar um grande negócio”, acredita Edes.
Com aulas uma vez por semana, a escola PressPlay oferece dois cursos, o iniciante e o intermediário. No iniciante, o aluno aprende a fazer tudo pelo celular. “Ensinamos a gravar, bater foto e editar. Também a parte de criar e agenciar um canal. Para os adultos, o curso é focado mais no marketing digital, onde ensinamos a se especializar em ser uma autoridade em um determinado tipo de conteúdo. Além disso, na matrícula, o aluno ganha um kit com vários acessórios, para facilitar esse início”, destaca Edes D’Angelo.
Os cursos são divididos em quatro módulos, cada um com duração de três meses, sendo um ano para cada curso. “Pensamos em um espaço tanto de ensino como de troca de ideias. Uma área de criação de conteúdo digital para crianças, adolescentes e também para profissionais que queriam trazer seu negócio para uma plataforma digital, como por exemplo, uma nutricionista que queira passar um conhecimento para frente e se tornar uma autoridade digital e assim poder alcançar um público muito maior do que o regional”, explica Luiz.
Hoje, a PressPlay é uma escola-laboratório no Pagani. Em Joinville, uma escola-modelo da PressPlay está sendo montada, em um ambiente maior, com o objetivo também de receber possíveis franqueados. “A partir de 2019, nossa estrutura aqui em Palhoça vai estar pronta para receber todos que queriam conhecer nosso espaço. Temos tudo para que os alunos aprendam a criar um canal e ainda a produzir conteúdo para ele. Podemos dizer que nossa estrutura é única, pensando num espaço para trocar informações, aprender, ensinar e fazer da internet um lugar melhor”, finalizam os sócios.