O promotor de Justiça José Eduardo Cardoso recebeu uma homenagem da Prefeitura Municipal de Palhoça pelos 30 anos de serviço dedicados ao município, sendo 24 deles exclusivamente à preservação do meio ambiente. A cerimônia ocorreu na última sexta-feira (22).
José Eduardo Cardoso ingressou no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em 1990 e iniciou sua carreira passando por outras cidades do estado, mas foi em Palhoça, aonde chegou em 1994, que ele encontrou o seu verdadeiro propósito, principalmente quando, nos anos 2000, passou a atuar na defesa do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (Paest). O parque, que é uma das maiores áreas de Mata Atlântica do país, se tornou ponto central do trabalho dele, e a preservação ambiental passou a ser o seu maior compromisso.
Segundo o promotor, a opção de permanecer em Palhoça, apesar das inúmeras oportunidades de transferência ao longo dos anos, foi sua melhor decisão. "A vontade de ficar em Palhoça foi se afirmando por diversos motivos, mas o principal deles é o trabalho na defesa do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. É uma responsabilidade que conquistou o meu coração. O que me satisfaz é cuidar desse patrimônio natural e atuar na preservação de uma das maiores áreas de Mata Atlântica do Brasil", afirmou, em nota publicada pelo MPSC.
A solenidade da homenagem contou com a presença de autoridades locais. Nessa linha, acompanham o ato: o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, o presidente da Fundação Cambirela do Meio Ambiente (Fcam), Anestor Pedro Denoni, e o procurador-geral do Município, Luciano Dalla Pozza. O fato foi noticiado nos canais do MPSC.