71cc55b2db6ebe5ed9315e63f9176f0e.jpeg Dia Mundial da Saúde reforça importância de coleta e tratamento de água

cc6e746f3e3e55743d5e3534d5ebed1e.jpeg Caminhada marca encerramento da campanha Março Verde em Palhoça

55b3f33b3d2b945e07063ed4c967a047.jpeg Paralisação dos entregadores segue em Palhoça nesta terça-feira (1)

ac21601e0817888d406f368117fa60de.jpeg Equipes da Águas de Palhoça atuam 24 horas, sete dias por semana

665ecf32d2b21ec7f152a5aae151c271.JPEG Safari Beach Jurerê prepara três festas imperdíveis durante o feriado de Páscoa

dd1cb9681ca5fa0d0d6e78552063c88b.jpeg Reportagem resgata capas icônicas e história da identidade visual do jornal

b2c10aad0a15788880e2a6c4896ecf16.jpeg Shopping ViaCatarina recebe feira e exposição de orquídeas

970a8838c2b7ef03e6e9f925f78c1ebb.jpeg Pitty & Fresno na Arena Opus: dois shows incríveis na mesma noite

0bebcef9ecbd6d4740b0fbf074cefe9a.jpeg Evento contra a intolerância com religiões de matrizes africanas ocorre neste fim de semana

c99e04c6c003ef841c89a60fad793a08.jpg Deputado Camilo Martins recebe campeã de muay thai que representará Santa Catarina na Tailândia

fe53249c1e5c8eda6f4e9a9644343a8a.jpeg “Tainá” foi dirigido por Renata Massetti e tem a atleta da Guarda do Embaú como protagonista

2b2108ddd734a84ab88bc1860b06c321.jpg Equipe da Associação Laura dos Santos é destaque em competição nacional de jiu-jitsu

8c3d42b7a9ca943e04b20f66e1b9ec36.jpeg Judô: equipe de Palhoça conquista vagas em Campeonato Brasileiro Regional V

411fd83fcf84c0fa1ea5de539b8a13ae.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista título duplo no Grand Prix de Futsal

Projetos contra a violência tramitam na Câmara

Vereadora Mariah Terezinha do Nascimento Pereira (PSB) está preocupada com a violência contra as mulheres

a29884ba066354b80d148ddf1da2069d.JPG Foto: NORBERTO MACHADO

A professora Mariah Terezinha do Nascimento Pereira (PSB) assumiu uma cadeira na Câmara de Vereadores no dia 5 de fevereiro, e menos de duas semanas depois já havia protocolado um projeto de lei e um projeto de resolução com a intenção de oferecer um ambiente mais seguro para as mulheres em Palhoça.

Em 2018, a serviço da Secretaria Estadual de Assistência Social, Mariah percorreu o estado inteiro, e na grande maioria dos municípios, era solicitada a falar sobre a temática da violência contra a mulher nos eventos em que participava. “Essa questão da mulher tem me angustiado, como mulher, como mãe de quatro meninas. O que a mulher é hoje na sociedade, ela vem de muita luta e a violência hoje está sendo banalizada”, justifica a parlamentar.

O Projeto de Lei Nº 0440/2019 foi protocolado no dia 14 de fevereiro. O documento dispõe sobre medidas de prevenção e combate ao abuso e importunação sexual de mulheres nos meios de transporte coletivo de Palhoça. Em termos práticos, o projeto determina que o transporte público tenha campanhas preventivas de orientação, tanto no interior dos veículos quanto nos terminais de ônibus e nas mídias sociais das empresas que atuam no setor. “Acredito que vai ser uma medida bastante efetiva. Não é nada com custo significativo para as empresas, o importante é ter o foco na orientação. Já tem a lei federal que pune o autor do assédio, mas vamos trabalhar na prevenção, para que ninguém precise passar por tudo isso”, argumenta a vereadora.

Mariah relembra que já houve caso no município de uma mãe tirar a filha do colégio (ela estudava à noite) por conta de uma situação de assédio em transporte coletivo. “Também já teve caso de uma mãe me procurar pedindo para arrumar um estágio para a filha dela próximo de casa, porque tinha acontecido cena semelhante no interior de um ônibus, então isso me incomoda”, diz a vereadora. E não há idade: outro caso que chegou ao conhecimento da parlamentar foi o de uma senhora idosa, que também passou por constrangimento no ônibus.

A questão vai além da problemática da violência contra a mulher. “Hoje, também tem muito assédio homoafetivo, não dá pra pensar só em ‘homem e mulher’. Hoje já está em um cenário macro, mais complexo ainda, porque já está envolvendo outros atores, e passa a ser ainda mais perigoso”, reflete.
Procuradoria da Mulher

O Projeto de Resolução Nº 0023/2019, protocolado no dia 18 de fevereiro, propõe a criação de uma Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores de Palhoça. 
A procuradoria seria composta por uma vereadora (que ocuparia a função de procuradora) e mais dois membros (preferencialmente mulheres), a serem designados pelo presidente da Casa Legislativa. 

As diretrizes da resolução são inspiradas na Procuradoria Especial da Mulher, criada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. A procuradoria estabeleceu que sejam estabelecidas procuradorias especiais da mulher junto a órgãos públicos federais, estaduais e municipais; nos municípios, essas procuradorias ficariam vinculadas à Câmara de Vereadores. “Elas têm um papel muito legal em relação à mulher, que é zelar pelo direito e defesa da mulher. Queremos que as mulheres sintam que, na Câmara, as vereadoras são o suporte delas. Às vezes ela não quer ir até a delegacia, porque lá ela não se sente bem, mas que elas tenham esse suporte aqui na Câmara”, detalha Mariah. 

Entre as competências da procuradoria, estão: zelar pela defesa dos direitos das mulheres; receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias de violência e discriminação contra a mulher; sugerir, fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito regional ou nacional; promover audiências públicas, pesquisas e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como sobre a participação política da mulher.

Os dois projetos estão, agora, passando pelas comissões internas da Câmara de Vereadores. Assim que aprovados nas comissões, passam à votação em plenário. Hoje, existem seis leis e 12 projetos de lei relacionados à mulher tramitando na Casa Legislativa de Palhoça.

No dia 12 de março, vai haver uma audiência pública na Câmara em homenagem ao Dia da Mulher.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg