Por: Willian Schütz*
Através da realização de oficinas, o projeto Despertar com Arte tem a proposta de levar a arte para as pessoas de maneira acessível, além de proporcionar um estímulo à criatividade e à liberdade de expressão. Com supervisão do artista plástico Adilson Guanabara, as oficinas ocorrem no Parque do Aririú, sempre ao ar livre, de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h.
Idealizada em Joaçaba, a iniciativa existe há mais de seis anos, e vem sendo realizada em Palhoça com grande sucesso.
Para quem quiser participar, o projeto dá todo o material: lápis, borracha, tintas, argila e suportes. Os participantes realizam atividades de pintura e modelagem em argila ao ar livre.
Atualmente, cerca de 150 crianças por mês vêm sendo atendidas pelo projeto, de forma totalmente gratuita. Para participar das oficinas, é necessário que as crianças estejam acompanhadas de um dos pais ou responsáveis, para que haja maior segurança, bem como a garantia do cumprimento dos protocolos.
A atividade também está aberta a instituições de caráter social como Creas, Cras, Apae, além de universidades. A pretensão também é atingir todas as idades, da infância à terceira idade. Adilson Guanabara afirma haver planos de procurar parcerias com casas de idosos e com o Hospital Infantil Joana de Gusmão. “A gente também pretende ampliar o projeto para atender a rede municipal de ensino: levar para a Secretaria de Educação para trabalhar principalmente no ensino fundamental”, revela.
O artista também ressalta que o Despertar com Arte “não tem fins lucrativos e se mantém com o meu apoio próprio e apoio voluntário da comunidade”.
Além das oficinas, a realização do projeto no Parque do Aririú visa estimular ainda mais a preservação do local.
Sobre Adilson Guanabara
Natural de Joaçaba (SC), Adilson Fernandes Guanabara começou a pintar e a estudar o tema em meados da década de 1970. Em 1998, após uma longa carreira, Adilson abriu uma loja de molduras e arte, onde atuou por vários anos. Já em 2011, passou a se dedicar somente à sua arte, fazendo diversas exposições, projetos culturais e ministrando oficinas em instituições de cultura e de ensino. A partir dessa vivência, surgiu o projeto Despertar com Arte.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?