Solidariedade e empreendedorismo são assuntos que ganham cada vez mais relevância na atualidade. Enquanto o primeiro diz respeito à capacidade das pessoas em pensar de forma coletiva, ou seja, em criar soluções que impactem positivamente o maior número de pessoas possível, o segundo refere-se à oportunidade de prosperar profissionalmente e, ao mesmo tempo, contribuir com a melhoria da sociedade.
E é exatamente sob essas perspectivas que o projeto Mães do Frei vem se desenvolvendo na Escola Básica Frei Damião. O objetivo da iniciativa é proporcionar às alunas conhecimentos técnicos e específicos para a produção de peças como máscaras de proteção, almofadas, toalhas, panos de copa e fronhas. Parte dos produtos é doada para famílias do bairro e outra parte é comercializada por meio de parcerias com o comércio local.
De acordo com a professora de educação especial Lara Kristian Scherer, idealizadora do projeto, “um dos principais diferenciais deste trabalho é que as peças são confeccionadas por pessoas que, embora estejam enfrentando uma situação de vulnerabilidade social, acreditam na economia circular e no desenvolvimento sustentável como vetor de transformação social”.
Outro destaque fica por conta da pluralidade de ações desenvolvidas no projeto. Os kits para bebês que são compostos por uma série de produtos considerados prioridade para os recém-nascidos, são doados integralmente para as mães, sem nenhum tipo de custo. É necessário, apenas, fazer o pré-natal regularmente. As mães que participam da ação, ainda recebem gratuitamente cestas básicas e outros produtos de uso cotidiano.
E como a divulgação é uma estratégia essencial para o sucesso de qualquer atividade empreendedora, as peças e produtos confeccionados também são apresentados em feiras na cidade e, também, por meio de visitas que as organizadoras fazem em outras escolas para apresentar o projeto.
“A rede municipal de educação de Palhoça vem se aperfeiçoando cada vez mais na criação de programas que ampliam o horizonte dos alunos e impactam positivamente toda a sociedade. O projeto Mães do Frei é um excelente exemplo de como o sentimento solidário e a vontade empreendedora podem ser despertados e fortalecidos por meio de ações dentro do ambiente escolar. Parabéns às professoras, às alunas, às mães e às voluntárias que participam dessa ação tão importante para nossa cidade” ressalta o prefeito Eduardo Freccia.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?