Através de capacitações, o Programa Jovem Programador visa formar jovens na área da programação e abrange diversas cidades catarinenses, incluindo Palhoça. Assim, a iniciativa vai além da educação: propõe inserir esses jovens no mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas através do site www.jovemprogramador.com.br.
Gratuito para pessoas com baixa renda (até dois salários mínimos por integrante do grupo familiar), o programa também divulga vagas de estágio na área da programação, além de estimular o teletrabalho: emprego no qual o funcionário não precisa necessariamente se deslocar ao local de trabalho.
Além da baixa renda, para se inscrever gratuitamente, o jovem precisa ter idade entre 16 e 25 anos e deve estar cursando ensino médio ou superior.
Atualmente, há três módulos disponíveis: “Módulo 01 - Conceitos de Lógica e características da profissão”; “Módulo 02 - Programador de sistemas” e “Módulo 03 - Programador WEB”. Os conteúdos abrangem desde a introdução à programação até a preparação para o mercado de trabalho. A duração dos módulos pode chegar a até 240 horas.
Realização e apoio
O Programa Jovem Programador é uma realização do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina (Seprosc) e conta com o apoio do Sindicato das Empresas de Informática da grande Florianópolis (Seinflo) e do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville (Communitech), além do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?