Alunos da Escola de Educação Fundamental Dom Jaime de Barros Câmara, no Bela Vista, participaram do estudo “Ansiedade que me cala”, realizado pelo professor de História Robson Ferreira Fernandes. Durante a prática pedagógica, o professor trabalhou temas relativos ao controle da ansiedade na vida escolar.
O objetivo era proporcionar a reflexão e levantar dados sobre a ansiedade em contexto escolar, uma situação que pode trazer prejuízos ao desempenho acadêmico e até afetar a saúde de cada estudante.
O estudo foi realizado em junho, com alunos da turma 81 (8º Ano), e culminou com a apresentação de debates e atividades sobre o tema abordado – os resultados também foram expostos na feira de ciências da escola.
Uma das atividades propostas foi a aplicação de um questionário com alunos de turmas do 6º ao 9º Ano, com perguntas como “Você tem medo de apresentar trabalhos escolares?”. A ideia era perceber as incidências de transtornos de ansiedade, nervosismo e timidez; 274 estudantes responderam ao questionário.
“Quando o assunto entre os estudantes é avaliação, normalmente, ele vem acompanhado de ansiedade. Além de enfrentarem um turbilhão de emoções durante a adolescência, os jovens ainda precisam estar emocionalmente preparados para encarar as avaliações escolares. Esse projeto defende a importância do descanso, intercalando com a vida dos estudos, como a melhor maneira de se evitar a ansiedade”, reflete o professor.