Por: Willian Schütz*
Há pouco mais de duas semanas, a Escola de Educação Básica Professora Claudete Maria Hoffmann Domingos, na Ponte do Imaruim, está fechada por causa de um vazamento de esgoto exposto. Pais e responsáveis têm lamentado a situação, pois as aulas presenciais, que haviam retornado há pouco tempo, no modelo híbrido, precisaram ser interrompidas.
Segundo o presidente do conselho deliberativo da escola, Oilson Castilhos da Silveira, a comunidade escolar não está recebendo qualquer tipo de atualização sobre a resolução do problema.
Um leitor do jornal Palhocense e membro da comunidade escolar relata que, com a interdição da escola, foi interrompida também a retirada do material impresso, fundamental para o acompanhamento das atividades para aquelas famílias com dificuldades para acessar as aulas virtuais. Assim, os estudantes que não têm acesso fácil à internet, ou até mesmo a um computador ou a um celular, não conseguem realizar as atividades, que estão sendo encaminhadas pelo WhatsApp.
Nem mesmo a equipe de direção e o corpo docente estão presentes nas dependências da instituição de ensino. Inclusive, a reportagem do Palhocense esteve no local, mas não conseguiu entrar.
A escola, que é uma das maiores localizadas na Ponte do Imaruim, é estadual. A Secretaria de Estado da Educação enviou nota afirmando que a Coordenadoria Regional de Florianópolis recebeu o pedido para a execução de serviço emergencial da escola Claudete Hoffmann no dia 5 de abril, “devido a problemas de vazamentos hidráulicos que transbordaram a fossa”. “Foi constatado que a escola necessitava da contratação de uma empresa ‘caça vazamentos’ para aferir de onde vem o vazamento que transborda o esgotamento sanitário, além da contratação de uma empresa para limpeza da fossa”, informa a nota.
De acordo com a secretaria, a contratação emergencial encontra-se em fase final de licitação e a execução do serviço para a resolução do problema deve iniciar ainda esta semana, a fim de que os alunos retornem ao ensino presencial com toda segurança. Por enquanto, ainda não há uma estimativa de prazo para a conclusão dos trabalhos ou para o reinício das aulas presenciais.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim