A Polícia Rodoviária Federal iniciou nesta segunda-feira (2) a Operação Motovida na Grande Florianópolis. As ações foram direcionadas para a BR-282, a conhecida Via Expressa. A operação tem como foco a BR-101 e a BR-282, nos trechos que cortam a região da capital. A operação se estenderá até o final do ano de 2020, mas sofrerá avaliações bimestrais. O objetivo da operação é reduzir os acidentes envolvendo motos. A operação terá ações de fiscalização, melhoria da sinalização e educação para o trânsito.
Em duas horas de fiscalização, os policiais abordaram várias motos, sendo que 15 ficaram retidas e foram lavrados 17 autos de infração. Além da fiscalização, os policiais orientaram 224 motociclistas sobre cuidados ao dirigir uma moto e também foi instalado, gratuitamente, pelos funcionários da Autopista Litoral Sul, antena corta-pipa nas motos.
Um estudo nacional da PRF analisando os acidentes, feridos e mortos nas rodovias federais mostrou que a grande Florianópolis tem os dois trechos de 10km mais perigosos do Brasil e outros dois que ocupam o 18º e o 22º lugar.
Confira a lista
1º lugar: BR-101, do km 200 ao 210 (São José)
2º lugar: BR-101, do km 210 (São José) e 220 (Palhoça)
18º lugar: BR-101, do km 190 (Biguaçu) ao 200 (São José)
22º lugar: BR-282, do km 0 (Florianópolis) ao km 6 (São José)
BR-101
Uma análise dos acidentes ocorridos na BR-101 entre os km 190 (Biguaçu) e 220 (Palhoça) no ano de 2019 revela que as motos tiveram grande participação nos acidentes ocorridos neste trecho.
Acidentes em 2019
Dos 1.303 acidentes, em 835 deles havia motos envolvidas (64%)
Dos 1.413 feridos, 934 eram ocupantes de motos (66%)
Dos 29 mortos, 9 eram ocupantes de motos (31%)
BR-282 (Via Expressa)
Uma análise dos acidentes ocorridos na BR-282 (Via Expressa), entre os km 0 (Florianópolis) e 6 (São José), no ano de 2019, revela que as motos tiveram grande participação nas ocorrências.
Acidentes em 2019
Dos 218 acidentes, em 167 deles havia motos envolvidas (76%)
Dos 231 feridos, 194 eram ocupantes de motos (84%)
Dos 4 mortos, 3 eram ocupantes de motos (75%)
A PRF avalia que os motociclistas são vítimas potenciais de acidentes de trânsito, causados por condutas irregulares de pedestres, de outros motoristas e dos próprios motociclistas. "Independente da culpa pelo acidente, os motociclistas são a parte frágil do sistema e, normalmente, sofrem lesões", informa.
A PRF realizará algumas ações de fiscalização com o objetivo de reduzir os acidentes com motos. Estas ações envolvem não somente motos, mas também outros tipos de veículos.
Veículos envolvidos na ação
a) Os veículos lentos devem transitar pela faixa da direita. A sinalização neste sentido será reforçada e os veículos que desobedecerem a regulamentação serão autuados.
b) Todos os veículos devem sinalizar quando forem realizar mudança de faixa, porque esta é uma das causas de acidentes com motos.
c) Todos os veículos devem transitar com o farol aceso nas rodovias, inclusive de dia.
d) Os motociclistas deverão usar capacete afivelado e com a viseira fechada.
e) O transporte de crianças menores de 7 anos é proibido nas motos.
f) A circulação pelo corredor só poderá ocorrer quando o trânsito estiver congestionado, ou seja, muito lento ou parado, e houver condições de segurança para o motociclista transitar pelo corredor em velocidade compatível com a situação.
g) A ultrapassagem pelo acostamento e pela direita (“costurando”) é proibida.
Além das ações de fiscalização, a sinalização está sendo reforçada para lembrar aos motoristas de veículos lentos que eles devem transitar pela faixa da direita.
Outra ação importante será a realização de palestras em empresas da região, com foco em orientações para motociclistas e outros motoristas, esclarecendo pontos que contribuem para a ocorrência de acidentes com motos.
O grande objetivo da Operação Motovida é reduzir acidentes envolvendo motos e, em consequência, reduzir o número de feridos e mortos.
A PRF está fazendo a sua parte, cumprindo sua missão constitucional e legal, mas a mudança de comportamento é necessária e depende de todos.