O projeto “Cidade Mais Limpa” nasceu da iniciativa de retirar das ruas o acumulado de lixo que diminui a beleza do município. De acordo com o secretário de Serviços Públicos de Palhoça, Edson Ghizoni, “o projeto tem como objetivo recolher os materiais que a coleta normalmente não retira das ruas”. “São eletrodomésticos sem uso, móveis, coisas que foram descartadas e que são grandes demais para levar”, explica.
O mutirão conta com seis caminhões, três retroescavadeiras e 28 colaboradores, com trabalho intensificado principalmente aos sábados.
O primeiro mutirão de recolhimento de lixo pesado retirou das ruas 13.870 quilos de rejeitos, entre geladeiras, sofás e ripas de madeira. Em outra operação, no final de semana seguinte, outros 9 mil quilos de rejeitos foram recolhidos.
Até agora, o “Cidade Mais Limpa” já passou pelas ruas dos bairros Passa Vinte, Jardim Eldorado, Brejaru, Jardim Aquarius, Ponte do Imaruim, Caminho Novo, Madri, São Sebastião, Rio Grande e Barra do Aririú.
A destinação final do lixo recolhido pela Prefeitura aos finais de semana continua sendo feita pela ProActiva, empresa responsável por administrar a coleta de lixo regular e seletiva em Palhoça.