A Prefeitura de Palhoça realizou, nesta terça-feira (26), uma nova entrega de óculos para os participantes do programa Melhor Idade com Visão. Lançado no primeiro semestre deste ano, o programa já entregou 22 óculos para os idosos palhocenses.
Os óculos são confeccionados conforme as necessidades específicas de cada usuário, identificadas durante consultas oftalmológicas. O ato de entrega dos óculos é a última etapa do projeto: primeiro, os participantes passam por exames de visão, para identificar o problema; depois, as armações são escolhidas e são conferidas as medidas dos óculos.
“A visão tem impacto direto em praticamente todos os momentos do nosso dia a dia, e esse programa literalmente possibilita um novo olhar para a vida. Para participar, é necessário ter idade a partir de 60 anos, necessitar de correção visual e estar cadastrado no CadÚnico”, informa o secretário de Saúde de Palhoça, Rosiney Horácio.
De acordo com Isabel de Andrade, que trabalha como costureira, os óculos são essenciais para trabalhar melhor. “Agora, com os novos óculos, além de melhorar meu trabalho, vou poder aproveitar mais a vida com leituras, filmes e, principalmente, com a minha família”, diz Isabel.
Durante o evento, também foram entregues óculos referentes ao programa Criança com Visão, que atende os estudantes da rede municipal de ensino. Agatha Duarte de Farias, que é aluna da Escola Reunida Manoel da Silva, localizada no Morro do Gato, afirmou que “já tira um monte de notas dez”, e com os novos óculos, seu desempenho tende a melhorar ainda mais.
“O objetivo dos programas Melhor Idade com Visão e Criança com Visão não é apenas disponibilizar óculos para quem precisa, a ideia é impactar de forma positiva a autoestima de idosos e crianças, maximizando o uso da visão”, define o prefeito Eduardo Freccia.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?