Na tarde de segunda-feira (22), a Policlínica de Especialidades Médicas, mantida pela Prefeitura em parceria com a Unisul, sediou mais um curso dedicado a gestantes, abordando direitos, cuidados com a saúde da mãe e do bebê, parto e puerpério.
O encontro, o terceiro do semestre, foi ministrado pela ginecologista e obstetra Nathalia Gomes e alunas da décima fase do curso de Medicina, que orientaram e sanaram diversas dúvidas de 12 futuras mamães com idade entre 22 e 40 anos. Entre os assuntos discutidos, estavam a importância do acompanhamento pré-natal para a suplementação de nutrientes essenciais, vacinas, ultrassonografias e a consequente diminuição da mortalidade infantil nas estatísticas. A amamentação também foi amplamente abordada como ferramenta fundamental de aumento do vínculo entre mãe e filho, diminuição dos riscos de câncer de mama, de colo do útero e de ovário, além de auxílio na recuperação da puérpera e do peso anterior à gravidez. Para a criança, sugar o leite no peito auxilia no desenvolvimento facial e transmite nutrientes essenciais à imunidade e ao sistema respiratório ao longo da vida.
A gestante Tamires Dias Barbosa elogiou a iniciativa e seu acolhimento desde a entrada no posto de saúde. “Soube do curso aqui mesmo na policlínica, onde retirei o DIU há três meses e engravidei logo em seguida. Sempre fui muito bem atendida, desde a consulta médica na unidade de saúde do meu bairro, o São Sebastião, onde agendei os exames solicitados para as duas semanas seguintes”, declarou. Tamires, que foi na capacitação acompanhada do esposo, disse que ele faz questão de acompanhá-la em tudo. “Sempre que possível, ele participa das rotinas da gravidez para me dar apoio e ficar por dentro de assuntos que muitos homens consideram ‘coisa de mulher’. Com certeza, vai ser um excelente pai, me ajudando muito”, ressalta.